Engenharia de dados DENG Beta
(modified)
Projetar, construir, operar, proteger e monitorar tubulações de dados, lojas e sistemas de processamento em tempo real para gerenciamento de dados escalável e confiável.
Tradução para português brasileiro do SFIA 9: Versão Beta
SFIA 9 em inglês já está disponível.
- Esta é uma versão beta do SFIA 9 em português brasileiro.
- Nós a criamos usando a Phrase Localization Platform, combinando:
- Conteúdo traduzido do SFIA 8
- Contribuições de 7 principais fornecedores de tradução automática
- Atualizaremos esta tradução após revisão e verificações de qualidade.
- Por favor, entre em contato conosco se perceber algum erro ou tiver dúvidas.
Observação: Embora a tradução automática ajude a criar versões iniciais, a revisão profissional garante precisão e linguagem adequada ao contexto.
Notas orientativas
(modified)
As atividades podem incluir, entre outros:
- identificação de fontes de dados, conceitos e métodos de processamento de dados
- avaliação, projeto e implementação de soluções de engenharia de dados no local, baseadas em nuvem e híbridas
- estruturação e armazenamento de dados para usos tais como, entre outros: análise, machine learning, mineração de dados e compartilhamento com aplicativos e organizações
- coleta de dados estruturados e não estruturados;
- integração, consolidação e limpeza de dados
- implementação de tubulações de processamento de dados em tempo real e batch
- garantir a conformidade com os padrões de governança de dados, segurança e privacidade, incluindo criptografia e multi-tenance seguro
- gerenciar integração contínua, implantação e monitoramento de tubulações de dados (DataOps)
- migração e conversão de dados
- aplicação de princípios éticos no tratamento de dados
- garantir que o armazenamento de dados esteja alinhado com a legislação relevante
- criação em segurança, conformidade, escalabilidade, eficiência, confiabilidade, fidelidade, flexibilidade e portabilidade.
Compreendendo os níveis de responsabilidade desta habilidade
Onde níveis inferiores não são definidos...
- Tarefas e responsabilidades específicas não são definidas porque a habilidade requer um nível mais alto de autonomia, influência e complexidade na tomada de decisões do que é normalmente esperado nesses níveis. Você pode usar as declarações de essência para entender as responsabilidades genéricas associadas a esses níveis.
Onde níveis mais altos não são definidos...
- Responsabilidades e accountability não são definidas porque esses níveis mais altos envolvem liderança estratégica e influência organizacional mais ampla que vai além do escopo dessa habilidade específica. Veja as declarações de essência.
Desenvolver habilidades e demonstrar responsabilidades relacionadas a essa habilidade
Os níveis definidos mostram a progressão incremental em habilidades e responsabilidades.
Onde níveis inferiores não são definidos...
Você pode desenvolver seu conhecimento e apoiar outras pessoas que têm responsabilidades nesta área:
- Aprender conceitos e princípios-chave relacionados a essa habilidade e seu impacto em sua função
- Executar habilidades relacionadas (veja as habilidades SFIA relacionadas)
- Apoiar outras pessoas que estão realizando tarefas e atividades de nível superior
Onde níveis mais altos não são definidos...
- Você pode progredir desenvolvendo habilidades relacionadas que são mais adequadas a níveis mais altos de liderança organizacional.
Clique para saber por que as habilidades SFIA não são definidas em todos os 7 níveis.
Mostrar/ocultar descrições e níveis extras.
Níveis de responsabilidade para esta habilidade
2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
Nível 1
Engenharia de dados: Nível 2
(modified)
Auxilia no desenvolvimento e implementação de tubulações de dados e armazenamentos de dados. Executa tarefas administrativas para fornecer acessibilidade, recuperação, segurança e proteção de dados. Suporta o monitoramento das operações de tubulação de dados, identifica problemas e escala conforme necessário. Participa em tarefas de migração e conversão de dados sob supervisão rotineira.
Engenharia de dados: Nível 3
(modified)
Siga abordagens padrão e padrões de design estabelecidos para criar e implementar tubulações de dados simples e armazenamentos de dados para adquirir e preparar dados. Aplica padrões e ferramentas de engenharia de dados para criar e manter tubulações de dados e executar processos de extração, transformação e carga (ETL), incorporando práticas de segurança e integridade de dados. Contribui para projetos de migração e conversão de dados, garantindo integridade e consistência de dados.
Engenharia de dados: Nível 4
(modified)
Projetar, implementar e manter soluções complexas de engenharia de dados para adquirir e preparar dados. Criar e manter tubulações de dados para conectar dados entre armazenamentos de dados, aplicações e organizações. Construir em conformidade com a governança de dados e padrões de segurança. Suporte ao desenvolvimento de práticas de integração e implantação contínuas. Monitorar e otimizar o desempenho e a escalabilidade do tubo. Realizar verificação e correção de qualidade de dados complexos. Liderar atividades de migração de dados e conversão de dados.
Engenharia de dados: Nível 5
(modified)
Planeja e impulsiona o desenvolvimento de soluções de engenharia de dados, equilibrando requisitos funcionais e não funcionais. Monitora a aplicação de padrões de dados, arquiteturas e segurança, garantindo a conformidade e escalabilidade. Desenvolve e promove práticas contínuas de integração, implantação e monitoramento. Contribui para políticas organizacionais, padrões e diretrizes para engenharia de dados.
Engenharia de dados: Nível 6
(modified)
Orienta a seleção e desenvolvimento de métodos, ferramentas e técnicas de engenharia de dados. Desenvolve políticas organizacionais, ferramentas e técnicas de engenharia de dados. Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para o desenvolvimento e operação segura de serviços e produtos de dados. Planeja e conduz atividades de engenharia de dados para programas estratégicos, grandes e complexos.