Pesquisa formal RSCH Beta
(new)
Criação sistematica de novos conhecimentos por meio de coleta de dados, inovação, experimentação, avaliação e disseminação.
Tradução para português brasileiro do SFIA 9: Versão Beta
SFIA 9 em inglês já está disponível.
- Esta é uma versão beta do SFIA 9 em português brasileiro.
- Nós a criamos usando a Phrase Localization Platform, combinando:
- Conteúdo traduzido do SFIA 8
- Contribuições de 7 principais fornecedores de tradução automática
- Atualizaremos esta tradução após revisão e verificações de qualidade.
- Por favor, entre em contato conosco se perceber algum erro ou tiver dúvidas.
Observação: Embora a tradução automática ajude a criar versões iniciais, a revisão profissional garante precisão e linguagem adequada ao contexto.
Notas orientativas
(modified)
As atividades podem incluir, entre outros:
- determinação dos objetivos da pesquisa e o método pelo qual a pesquisa será conduzida
- participação ativa em uma comunidade de pesquisadores
- comunicação formal e informal, através de meios digitais, conferências, jornais, livros e seminários.
A habilidade de pesquisa formal, como definida na SFIA, engloba a criação sistemática de novos conhecimentos através de metodologias rigorosas, aplicáveis em vários setores, incluindo, mas não limitado a, pesquisa e desenvolvimento comercial, instituições acadêmicas, agências governamentais e organizações sem fins lucrativos.
Por conta de seu nome, pode-se confundir esta habilidade com pesquisa geral e investigação de um tópico de interesse. Na maioria dos casos, a pesquisa geral inclui responsabilidades descritas pelos atributos genéricos do SFIA. Muitas das habilidades profissionais do SFIA também fazem referência à pesquisa ou atividade similar.
Compreendendo os níveis de responsabilidade desta habilidade
Onde níveis inferiores não são definidos...
- Tarefas e responsabilidades específicas não são definidas porque a habilidade requer um nível mais alto de autonomia, influência e complexidade na tomada de decisões do que é normalmente esperado nesses níveis. Você pode usar as declarações de essência para entender as responsabilidades genéricas associadas a esses níveis.
Onde níveis mais altos não são definidos...
- Responsabilidades e accountability não são definidas porque esses níveis mais altos envolvem liderança estratégica e influência organizacional mais ampla que vai além do escopo dessa habilidade específica. Veja as declarações de essência.
Desenvolver habilidades e demonstrar responsabilidades relacionadas a essa habilidade
Os níveis definidos mostram a progressão incremental em habilidades e responsabilidades.
Onde níveis inferiores não são definidos...
Você pode desenvolver seu conhecimento e apoiar outras pessoas que têm responsabilidades nesta área:
- Aprender conceitos e princípios-chave relacionados a essa habilidade e seu impacto em sua função
- Executar habilidades relacionadas (veja as habilidades SFIA relacionadas)
- Apoiar outras pessoas que estão realizando tarefas e atividades de nível superior
Onde níveis mais altos não são definidos...
- Você pode progredir desenvolvendo habilidades relacionadas que são mais adequadas a níveis mais altos de liderança organizacional.
Clique para saber por que as habilidades SFIA não são definidas em todos os 7 níveis.
Mostrar/ocultar descrições e níveis extras.
Níveis de responsabilidade para esta habilidade
2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
Nível 1
Pesquisa formal: Nível 2
(unchanged)
De acordo com determinados objetivos de pesquisa, auxilia na seleção e revisão de recursos credíveis e confiáveis. Pesquisa material relevante usando sites e fontes especializadas, lê artigos relevantes para atualizar o conhecimento do campo relevante. Relata os trabalhos realizados e pode contribuir com seções de material de qualidade de publicação. Seleciona, sob orientação, uma coleção pessoal de material relevante.
Pesquisa formal: Nível 3
(unchanged)
De acordo com determinados objetivos de pesquisa, cria e refina ideias apropriadas para pesquisa, a partir de um esboço, incluindo avaliação, desenvolvimento, demonstração e implementação. Aplica métodos padrão para coletar e analisar dados quantitativos e qualitativos. Cria relatórios de pesquisa para comunicar a metodologia de pesquisa e as descobertas e conclusões. Contribui com seções de material de qualidade de publicação. Utiliza os recursos disponíveis para atualizar o conhecimento de qualquer campo relevante e organiza uma coleção pessoal de material. Participa de comunidades de pesquisa.
Pesquisa formal: Nível 4
(unchanged)
Baseia-se em ideias apropriadas e as refina para a avaliação, o desenvolvimento, a demonstração e a implementação da pesquisa. Contribui para objetivos de pesquisa e propostas de financiamento. Coleta e analisa dados qualitativos e quantitativos, conforme necessário. Contribui para os planos de pesquisa e identifica oportunidades apropriadas para publicação e disseminação dos resultados da pesquisa. Contribui ativamente para as comunidades de pesquisa. Apresenta trabalhos em conferências, contribui com seções significativas de materiais com qualidade suficiente para serem publicados e apresenta relatórios aos clientes.
Pesquisa formal: Nível 5
(unchanged)
Concorda com os objetivos e métodos de pesquisa e realiza projetos de pesquisa para gerar ideias originais. Atrai e administra o financiamento externo da pesquisa. Mantém uma forte rede externa dentro da própria área de especialização. Fornece aconselhamento e orientação sobre a realização de pesquisas. Seleciona, adota e adapta ferramentas e técnicas de coleta de dados. Desenvolve, revisa e oferece críticas construtivas em relação às pesquisas e ideias dos outros. Compartilha demonstrações práticas dos resultados da pesquisa. Participa de atividades profissionais fora da própria organização que o(a) emprega. Apresenta trabalhos em conferências significativas, escreve artigos para jornais especializados e apresenta relatórios para as principais partes interessadas.
Pesquisa formal: Nível 6
(modified)
Desenvolve a política de pesquisa da organização e supervisiona o trabalho das funções de pesquisa.
Promove atividades externamente, atrai e gerencia carteiras significativas de financiamento de pesquisa.
Estabelece objetivos de pesquisa e autoriza propostas de pesquisa.
Lidera projetos de pesquisa estratégicos e/ou interdisciplinares.
Mantém uma forte rede externa que vai além da própria área de especialização imediata.
Desempenha um papel de liderança em atividades profissionais fora da própria organização empregadora.
Apresenta trabalhos importantes em grandes conferências, escreve artigos para periódicos de alto impacto e apresenta relatórios para grandes clientes.