O modelo global de competências para o mundo digital

Testes não funcionais NFTS Beta

(new)

Avaliar sistemas e serviços para avaliar desempenho, segurança, escalabilidade e outras qualidades não funcionais em relação aos requisitos ou padrões esperados.

Tradução para português brasileiro do SFIA 9: Versão Beta

SFIA 9 em inglês já está disponível.

  • Esta é uma versão beta do SFIA 9 em português brasileiro.
  • Nós a criamos usando a Phrase Localization Platform, combinando:
    • Conteúdo traduzido do SFIA 8
    • Contribuições de 7 principais fornecedores de tradução automática
  • Atualizaremos esta tradução após revisão e verificações de qualidade.
  • Por favor, entre em contato conosco se perceber algum erro ou tiver dúvidas.

Observação: Embora a tradução automática ajude a criar versões iniciais, a revisão profissional garante precisão e linguagem adequada ao contexto.

Notas orientativas

(new)

O teste não funcional avalia o comportamento da tecnologia, componentes do sistema, configurações e pacotes, garantindo que funcionem em conjunto para apoiar o funcionamento do sistema. O teste se concentra em identificar e mitigar riscos relacionados às qualidades e características do sistema, como desempenho, segurança, backup e recuperação, disponibilidade, escalabilidade, confiabilidade, manutenção, monitoramento, eficiência de recursos e conformidade com padrões técnicos.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • Colaborar com as partes interessadas para esclarecer requisitos e expectativas não funcionais
  • criando ambientes de teste que reflectem as condições de produção, simulando o uso real
  • preparação e gestão de dados de teste para representar com precisão a variedade e os volumes necessários
  • projetar e executar testes de tensão, carga, segurança e outros testes não funcionais
  • solução de problemas durante testes, coordenação com equipes técnicas para resolver problemas
  • participar em revisões para refinar requisitos não funcionais, identificar riscos e sugerir melhorias
  • analisar os resultados para avaliar o desempenho do sistema, segurança e outras qualidades-chave, fornecendo insights para melhorias
  • promover uma abordagem de esquerdismo integrando testes não funcionais no início do ciclo de vida para detecção precoce de problemas
  • adaptar estratégias de teste para se adequar a diversas metodologias de desenvolvimento
  • desenvolvimento e manutenção de testes automatizados, sistemas de monitoramento e quadros para avaliar continuamente a qualidade e o desempenho do sistema
  • garantir a conformidade com os padrões da indústria, regulamentos e boas práticas reconhecidas.

Compreendendo os níveis de responsabilidade desta habilidade

Onde níveis inferiores não são definidos...
  • Tarefas e responsabilidades específicas não são definidas porque a habilidade requer um nível mais alto de autonomia, influência e complexidade na tomada de decisões do que é normalmente esperado nesses níveis. Você pode usar as declarações de essência para entender as responsabilidades genéricas associadas a esses níveis.
Onde níveis mais altos não são definidos...
  • Responsabilidades e accountability não são definidas porque esses níveis mais altos envolvem liderança estratégica e influência organizacional mais ampla que vai além do escopo dessa habilidade específica. Veja as declarações de essência.

Desenvolver habilidades e demonstrar responsabilidades relacionadas a essa habilidade

Os níveis definidos mostram a progressão incremental em habilidades e responsabilidades.

Onde níveis inferiores não são definidos...

Você pode desenvolver seu conhecimento e apoiar outras pessoas que têm responsabilidades nesta área:

  • Aprender conceitos e princípios-chave relacionados a essa habilidade e seu impacto em sua função
  • Executar habilidades relacionadas (veja as habilidades SFIA relacionadas)
  • Apoiar outras pessoas que estão realizando tarefas e atividades de nível superior
Onde níveis mais altos não são definidos...
  • Você pode progredir desenvolvendo habilidades relacionadas que são mais adequadas a níveis mais altos de liderança organizacional.

Mostrar/ocultar descrições e níveis extras.

Níveis de responsabilidade para esta habilidade

1 2 3 4 5 6

Testes não funcionais: Nível 1

Nível 1 - Segue: Essência do nível: Executa tarefas de rotina sob supervisão rigorosa, segue instruções e precisa de orientação para concluir seu trabalho. Aprende e aplica habilidades e conhecimentos básicos.

(new)

Executa guias de teste não funcionais sob supervisão, com foco em qualidades e características do sistema, como desempenho. Configure ambientes de teste básicos e use ferramentas padrão para executar testes prescritos. Registre resultados e relate problemas.

Testes não funcionais: Nível 2

Nível 2 - Auxilia: Essência do nível: Presta assistência a outras pessoas, trabalha sob supervisão rotineira e usa seu critério para resolver problemas rotineiros. Aprende ativamente por meio de treinamento e experiências no trabalho.

(new)

Ajuda a projetar casos de teste não-funcionais e criar scripts de teste. Suporta a preparação de dados de teste para testes não-funcionais sob supervisão. Configura ambientes de teste. Executa testes não-funcionais manuais e automatizados. Implementa ferramentas de teste apropriadas com base em requisitos ou especificações não-funcionais dados. Define condições de teste para requisitos não-funcionais dados. Análise e relatórios sobre atividades de teste, resultados, problemas e riscos.

Testes não funcionais: Nível 3

Nível 3 - Aplica: Essência do nível: Executa tarefas variadas, às vezes complexas e não rotineiras, usando métodos e procedimentos padrão. Trabalha sob direção geral, exerce discrição e gerencia seu próprio trabalho dentro dos prazos. Aprimora proativamente as habilidades e o impacto no local de trabalho.

(new)

Desenha casos e scripts de teste não funcionais, mapeando critérios pré-estabelecidos para qualidades e características do sistema. Prepara e gerencia dados de teste para refletir cenários do mundo real. Configura ambientes de teste, colabora com as partes interessadas para esclarecer requisitos e automatiza testes repetíveis. Participa em revisões de requisitos para refinar planos de teste abrangentes. Realiza testes exploratórios para investigar comportamentos incomuns. Executa testes, resolve problemas à medida que surgem. Analisa e reporta atividades de teste, fornecendo cobertura completa de atributos não funcionais.

Testes não funcionais: Nível 4

Nível 4 - Possibilita: Essência do nível: Realiza diversas atividades complexas, apoia e orienta outras pessoas, delega tarefas quando apropriado, trabalha de forma autônoma sob orientação geral e contribui com conhecimentos especializados para atingir os objetivos da equipe.

(new)

Seleciona abordagens de testes não funcionais adequadas, considerando a complexidade e a complexidade do sistema. Desenvolve, automatiza e executa planos de testes para atributos de end-to-end do sistema. Configure e gerencia ambientes de testes complexos, garantindo a alinhamento com as condições de produção. Aplica estratégias baseadas em risco para priorizar esforços de testes e colabora entre equipes para garantir cobertura de testes automatizada abrangente. Resolve problemas em tempo real, garantindo resolução rápida. Análise e relatórios sobre atividades de testes, resultados e riscos, incluindo o trabalho de outros.

Testes não funcionais: Nível 5

Nível 5 - Garante, aconselha: Essência do nível: Fornece orientação autorizada em seu campo e trabalha sob ampla direção. Responsável pela entrega de resultados significativos do trabalho, desde a análise, passando pela execução, até a avaliação.

(new)

Planeja e executa testes não funcionais em todas as fases, garantindo a alinhamento com os requisitos e priorizando estratégias baseadas em risco. Fornece aconselhamento especializado sobre métodos, ferramentas e frameworks não funcionais. Lida a configuração e manutenção de ambientes de testes avançados. Monitora a aplicação de padrões de testes, garantindo que eles reflectam condições do mundo real. Resolve problemas complexos, trabalhando em estreita colaboração com as partes interessadas. Lida os esforços para melhorar a eficiência e a confiabilidade dos testes não funcionais. Identifica melhorias e contribui para políticas organizacionais, padrões e diretrizes para testes não funcionais.

Testes não funcionais: Nível 6

Nível 6 - Inicia, influencia: Essência do nível: tem influência organizacional significativa, toma decisões de alto nível, molda políticas, demonstra liderança, promove a colaboração organizacional e aceita a responsabilidade em áreas-chave.

(new)

Desenvolve políticas, padrões e diretrizes organizacionais para testes de processos, garantindo que estejam alinhados com a estratégia de negócios e incorporem uma abordagem baseada em risco. Planeia e dirige atividades de testes estratégicos e complexos, garantindo que estejam alinhadas com os objetivos de qualidade do sistema global. Gerencia riscos e oportunidades, coordenando-se com outros tipos de testes. Desenvolve capacidades organizacionais para enfrentar desafios complexos de validação de qualidade. Promove a automação contínua e melhorias em ambientes de testes. Promove uma cultura de qualidade em testes não funcionais, impulsiona a adesão às normas organizacionais e a mitigação proativa de riscos.