O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de mudanças organizacionais CIPM

Planejamento, projeto e implementação de atividades para realizar a transição da organização e das pessoas para um estado futuro necessário.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • Desenvolvimento de um plano de implementação de mudanças nos negócios para a identificação das mudanças necessárias nos processos, procedimentos, sistemas, estruturas, formas de trabalho
  • Utilização de um método estruturado e de um conjunto de ferramentas para a condução dos aspectos humanos da mudança 
  • implementação de práticas de gestão de mudanças organizacionais para oferecer suporte ao trabalho iterativo/ágil
  • Avaliação da prontidão e da capacidade de mudança, atuando com, entre outros, planejamento em torno dos principais ciclos de negócios e seleção de clientes apropriados para migração
  • avaliação e desenvolvimento de recursos de gerenciamento de mudanças 
  • engajamento e comunicação personalizada com as partes interessadas e todos os impactados pela mudança
  • monitoramento do impacto do plano de gerenciamento de mudanças e a respectiva sustentação e incorporação das mesmas
  • treinamento dos patrocinadores de mudanças.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Gestão de mudanças organizacionais: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão de mudanças organizacionais: Nível 3

Segue técnicas padrão para investigar e analisar o porte, a natureza e o impacto das mudanças nas atividades operacionais. Contribui para a recomendação de planos e ações de gestão de mudanças. Apoia a implementação e se envolve com as partes interessadas sob orientação.

Gestão de mudanças organizacionais: Nível 4

Conduz análises de prontidão para avaliar o tamanho, a natureza e o impacto da mudança organizacional. Define as táticas a serem empregadas considerando os desafios a serem enfrentados. Oferece orientações e faz sugestões para dar apoio à implementação operacional das atividades de gerenciamento de mudanças. Reúne feedback para analisar o impacto e a eficácia das atividades de gerenciamento de mudanças que estão sendo implantadas. Efetua correções conforme necessário. Desenvolve e comunica os planos de gerenciamento de mudanças personalizados. Estabelece e cria relacionamentos com os patrocinadores do projeto e as principais partes interessadas.

Gestão de mudanças organizacionais: Nível 5

Desenvolve a abordagem e os planos de gerenciamento de mudanças em colaboração com patrocinadores, usuários e equipes de projeto. Cria e implementa planos de ação para garantir que tudo esteja pronto antes da mudança entrar em operação. Adquire recursos de gerenciamento de mudanças e desenvolve suas capacidades para oferecer as mudanças necessárias. Reúne feedback para permitir melhorias no plano e na abordagem de gerenciamento de mudanças, segundo o cronograma. Avalia riscos e toma medidas preventivas. Desenvolve e comunica planos de gerenciamento de mudanças personalizados para grupos de partes interessadas seniores. Fornece orientação e sugestões para dar suporte aos patrocinadores da mudança.

Gestão de mudanças organizacionais: Nível 6

Define e comunica a abordagem de gerenciamento de mudanças para uma parte significativa da organização. Inicia, planeja e orienta iniciativas estratégicas, grandes e complexas, de gerenciamento de mudanças. Fornece orientação e conscientização para auxiliar os líderes da mudança a demonstrar os comportamentos eficazes para fazer a mudança organizacional. Estabelece processos de feedback e conduz análises de sucesso no gerenciamento das mudanças. Proporciona melhorias contínuas na metodologia, ferramentas e treinamento de gerenciamento de mudanças necessários para aumentar a maturidade em toda a organização.

Gestão de mudanças organizacionais: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.