O modelo global de competências para o mundo digital

Gerenciamento de desenvolvimento de sistemas DLMG

Planejamento, estimativa e execução do trabalho de desenvolvimento de sistemas, de acordo com metas de tempo, orçamento e qualidade.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • adoção e adaptação de modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas com base no contexto do trabalho e seleção adequada entre abordagens preditivas (orientadas a planos) ou abordagens adaptativas (iterativas/ágeis)
  • colaboração e comunicação aberta com as partes interessadas com foco na entrega de valor do desenvolvimento de sistemas
  • práticas de trabalho para gerenciar riscos e permitir o ajuste oportuno de planos e entregas para continuar a atender aos requisitos do cliente e entregar valor
  • alinhamento da atividade de desenvolvimento de sistemas e produtos com arquiteturas e padrões, garantindo que sejam incorporadas qualidade, segurança e a privacidade 
  • desenvolvimento de roteiros para informar planos de desenvolvimento de sistemas
  • identificação de recursos necessários para todas as etapas (planejamento, estimativa, execução) dos projetos de desenvolvimento de sistemas e como a demanda será atendida com a capacidade de fornecimento existente.

Níveis

Definido nestes níveis: 5 6 7

Gerenciamento de desenvolvimento de sistemas: Níveis 1-4

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gerenciamento de desenvolvimento de sistemas: Nível 5

Planeja e conduz projetos de desenvolvimento de sistemas que apoiem os objetivos e planos da organização. Seleciona, adota e adapta métodos, ferramentas e técnicas apropriadas de desenvolvimento de sistemas. Garante que as partes interessadas estejam cientes dos recursos necessários e que tais recursos sejam disponibilizados. Facilita a disponibilidade e a utilização ideal dos recursos. Monitora e reporta o andamento dos projetos de desenvolvimento. Garante que os projetos sejam realizados de acordo com arquiteturas, padrões, métodos e ferramentas acordados e atendam aos requisitos de segurança e privacidade. Desenvolve roteiros para comunicar a atividade de desenvolvimento futuro.

Gerenciamento de desenvolvimento de sistemas: Nível 6

Define a política e impulsiona a adesão aos padrões para o desenvolvimento de sistemas. Orienta atividades para tornar a segurança e a privacidade parte integrante do desenvolvimento de sistemas. Identifica e gerencia os recursos necessários para todas as etapas dos projetos de desenvolvimento de sistemas. Garante que as metas técnicas, financeiras e de qualidade sejam cumpridas.

Gerenciamento de desenvolvimento de sistemas: Nível 7

Orienta a definição, implementação e melhoria contínua da estrutura de gerenciamento de desenvolvimento de sistemas da organização. Alinha o desenvolvimento de sistemas às estratégias e objetivos de negócios e com tecnologias emergentes e oportunidades digitais. Mantém um resumo da contribuição dos programas de desenvolvimento de sistemas para o sucesso organizacional. Autoriza a estrutura de funções e plataformas de desenvolvimento de sistemas. Define a estratégia de gerenciamento de recursos no desenvolvimento de sistemas e autoriza a alocação de recursos para programas de desenvolvimento de sistemas.