O modelo global de competências para o mundo digital

Modelagem de negócios BSMO

Produção de representações abstratas ou derivadas de situações do mundo real, de negócios ou de jogos.

Notas orientativas

Predominantemente focada na representação de processos, papéis, dados, organização e tempo. Modelos podem ser usados para representar um assunto com vários níveis de detalhe e decomposição.

Os modelos de negócios geralmente são criados para comunicar e fornecer insights sobre cenários existentes, conceituais ou propostos. Como tal, eles, provavelmente, serão modelos de trabalho que permitem a comparação de resultados alternativos com base na mudança de entradas e parâmetros.

Essa habilidade não deve ser aplicada à criação de todos os diagramas relacionados à descrição e explicação de conceitos de negócios. Pesquise outras habilidades do SFIA, tais como, entre outros: Análise da situação de negócios; Modelagem e design de dados; Arquitetura corporativa e de negócios; Planejamento e implementação organizacional. 

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Modelagem de negócios: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Modelagem de negócios: Nível 2

Compreende o propósito e os benefícios da modelagem de negócios. Usa técnicas estabelecidas, conforme indicado, para modelar áreas simples com limites claramente definidos. Pode auxiliar em atividades de modelagem mais complexas. Desenvolve modelos sob a orientação de especialistas no assunto.

Modelagem de negócios: Nível 3

Está familiarizado com técnicas que abrangem toda a variedade de situações de modelagem. Modela cenários atuais e desejados, conforme instruções. Seleciona técnicas de modelagem apropriadas para atender aos objetivos atribuídos. Concorda os especialistas no assunto para os modelos produzidos. Analisa os modelos resultantes com as partes interessadas e resolve problemas identificados.

Modelagem de negócios: Nível 4

Realiza atividades de modelagem avançada para programas de mudanças significativas e em várias funções de negócios. Detém profundo conhecimento de técnicas específicas da organização. Planeja as próprias atividades de modelagem, selecionando técnicas apropriadas e o nível correto de detalhes para atender aos objetivos atribuídos. Pode contribuir para discussões sobre a escolha das abordagens de modelagem a serem utilizadas. Obtém informações e submete os resultados da modelagem aos gerentes seniores, para aprovação.

Modelagem de negócios: Nível 5

Produz modelos de apoio à estratégia de negócios. Possui profundo conhecimento de uma ampla gama de técnicas de modelagem em todo o setor. Informa sobre a escolha de técnicas e abordagens e influencia clientes de modo adequado. Desenvolve modelos sob medida para contextos inusitados. É responsável por planejar e coordenar as atividades de modelagem da equipe e por garantir a qualidade do seu trabalho.

Modelagem de negócios: Nível 6

Define padrões de modelagem e metas de qualidade para uma organização. Detém responsabilidade contínua pela manutenção de modelos para uma função designada. Inicia atividades de melhoria de modelagem em toda a organização e obtém adesão do cliente às mudanças gerais. Pode representar a própria organização como especialista em modelagem em iniciativas do setor.

Modelagem de negócios: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.