O modelo global de competências para o mundo digital

Suporte a portfolios, programas e projetos PROF

Fornecimento de suporte e orientações sobre processos, procedimentos, ferramentas e técnicas de gerenciamento de portfólio, programas e projetos.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • definição de portfólios, programas e projetos
  • cultivo e aplicação de práticas de trabalho novas ou alteradas em todo o portfólio
  • gerenciamento da taxa na qual novos projetos são iniciados para se adequar à capacidade disponível
  • assessoria no desenvolvimento, produção e manutenção de casos de negócios, tempo, recursos, custos e planos de exceção
  • aconselhamento sobre o uso de ferramentas de software
  • acompanhamento e relatório do progresso e do desempenho 
  • promoção de reuniões e workshops de portfólio/programa/projeto
  • aconselhamento e compartilhamento de conhecimento sobre normas e como cumpri-las.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Suporte a portfolios, programas e projetos: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Suporte a portfolios, programas e projetos: Nível 2

Auxilia na compilação de relatórios de gerenciamento de portfólio, programa e projeto. Mantém arquivos de programa e projeto a partir de dados reais e previstos fornecidos.

Suporte a portfolios, programas e projetos: Nível 3

Presta serviços administrativos para comitês de projeto, equipes de garantia de projeto e reuniões de revisão de qualidade. Utiliza soluções de controle de portfólio, programa e projeto recomendados para planejamento, programação e rastreamento. Configura arquivos de projeto, compila e distribui relatórios. Fornece orientação sobre software de gerenciamento de projetos, procedimentos, processos, ferramentas e técnicas.

Suporte a portfolios, programas e projetos: Nível 4

Oferece suporte a conselhos de controle de programas ou projetos, equipes de garantia de projetos e reuniões de revisão de qualidade. Assume a responsabilidade pela prestação de serviços de apoio a projetos. Utiliza e recomenda soluções de controle para planejamento, programação e acompanhamento de projetos. Define e orienta sobre softwares de gerenciamento de projetos, procedimentos, processos, ferramentas e técnicas. Fornece orientação básica sobre propostas de projetos individuais. Pode fornecer uma visão que abrange diferentes programas sobre gerenciamento de risco, mudança, qualidade, finanças ou configuração.

Suporte a portfolios, programas e projetos: Nível 5

Assume a responsabilidade pelo fornecimento de portfólio, programa e suporte a projetos. Informa sobre os padrões, procedimentos, métodos, ferramentas e técnicas disponíveis. Avalia o desempenho de projetos e/ou programas e recomenda mudanças quando necessário. Contribui para revisões e auditorias de gerenciamento de projetos e programas para garantir conformidade com padrões.

Suporte a portfolios, programas e projetos: Nível 6

Orienta a implementação e entrega de serviços de portfólio, programa e escritório de projetos. Define a abordagem/política e estabelece padrões para o suporte fornecido para gerenciamento e monitoramento de portfólios, programas e projetos. Gerencia recursos para garantir a entrega de serviços/recursos eficazes de acordo com a demanda atual e futura. Analisa e melhora o portfólio de entrega, programas e serviços de escritório de projetos.

Suporte a portfolios, programas e projetos: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.