O modelo global de competências para o mundo digital

Medições MEAS

Desenvolvimento e operação de capacidades de medição para apoiar as necessidades de informação organizacional acordadas.

Notas orientativas

A medição pode ser aplicada a organizações, projetos, processos e produtos de trabalho.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • planejamento, implementação e controle de atividades para medir atributos de processos, produtos e serviços
  • utilização de medidas para avaliar o desempenho, o progresso e fornecer indicações e percepções para problemas, questões e riscos reais ou potenciais
  • identificação e requisitos para medição
  • implementação de medidas para dar suporte a práticas de trabalho iterativo/ágil
  • seleção de medidas e escalas de medição, definição de valores-alvo e limites
  • estabelecimento de métodos de coleta e análise de dados, incluindo automação.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Medições: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Medições: Nível 3

Aplica técnicas padrão para apoiar a especificação de medidas e a coleta e manutenção de dados para medição. Gera, produz e distribui relatórios. Utiliza ferramentas de medição para análise de rotina de dados. Identifica e implementa melhorias nos métodos de coleta de dados.

Medições: Nível 4

Identifica e prioriza medidas, escalas e metas apropriadas. Apoia projetos, funções ou equipes no desenvolvimento de métodos de medição. Especifica medidas básicas e derivadas que suportem as necessidades de informação acordadas. Especifica como coletar e armazenar os dados para cada medida necessária. Fornece orientação sobre a coleta de dados. Elabora relatórios e formatos de relatórios.

Medições: Nível 5

Estabelece objetivos de medição e o escopo de medição para funções, equipes e projetos. Planeja e implementa melhorias nas capacidades de medição. Oferece aconselhamento e orientações para o uso eficaz de medidas e medições. Seleciona medidas adequadas ao contexto e aos objetivos organizacionais. Revisa os mecanismos de coleta e armazenamento de dados para dar suporte a medições. Contribui nas políticas organizacionais, normas e diretrizes para medição.

Medições: Nível 6

Orienta o desenvolvimento de capacidades organizacionais para medição (incluindo automação). Cria a estrutura de medição e alinha os objetivos de medição com os objetivos de negócios. Desenvolve políticas organizacionais, padrões, diretrizes para medição. Fornece recursos para garantir a adoção e adesão a políticas e padrões.

Medições: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.