O modelo global de competências para o mundo digital

Vendas SALE

Prospecção de clientes em potencial e trabalho conjunto para identificar necessidades, influenciar decisões de compra e aprimorar futuras oportunidades de negócio.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • identificação e qualificação de clientes em potencial
  • prospecção e divulgação de potenciais clientes através dos canais adequados
  • desenvolvimento do interesse do cliente, construção de relacionamento e confiança
  • identificação de metas e desafios; identificação de soluções
  • preparação, execução e monitoramento das vendas de qualquer produto ou serviço, em um mercado externo ou interno
  • gestão de propostas, análise de valor, negociação, apresentações de vendas, fechamento da venda, preparação de contratos.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Vendas: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Vendas: Nível 3

Identifica novos leads e clientes em potencial e os comunica ao gerente de vendas. Responde aos leads de vendas atribuídos. Aplica padrões e ferramentas acordados para executar tarefas de vendas simples ou dar suporte a processos de vendas complexos. Monitora e reporta cotas de vendas atribuídas, desempenho, satisfação do cliente, inteligência de mercado e concorrentes.

Vendas: Nível 4

Identifica e qualifica novos leads de vendas e clientes potenciais com o objetivo de desenvolver um pipeline de oportunidades em potencial. Gerencia leads de vendas existentes. Coleta e usa informações para atingir os objetivos de vendas. Compreende o cliente e as suas necessidades, e desenvolve e melhora o relacionamento com o cliente, antes, durante e após a conclusão de acordos/contratos.

Vendas: Nível 5

Desenha e implementa estratégias de vendas e trabalha com a alta administração para implementar planos de vendas. Planeja, monitora e controla o trabalho das equipes de vendas. Desenvolve e mantém relacionamentos eficazes com clientes em níveis executivos e qualifica novos leads de vendas. Orienta o processo de licitação dentro da organização. Aprova e assina contratos. Mantém contato com o cliente durante e após o processo de venda para antecipar quaisquer problemas e identificar novas oportunidades. Contribui para o desenvolvimento e treinamento de equipes de vendas e desenvolvimento de produtos/serviços.

Vendas: Nível 6

Supervisiona as atividades de vendas da organização para garantir que estejam alinhadas com os objetivos de negócios. Aprova propostas e metas de vendas. Negocia, com representantes do cliente, no nível mais alto, em questões técnicas e contratuais. Aprova e assina contratos. Desenvolve e implementa a política e estratégia de vendas organizacionais e contribui, significativamente, para o desenvolvimento da estratégia de marketing. Colabora na evolução de serviços, sistemas de produtos e contratos padrão, para apoiar o alinhamento com as necessidades futuras dos clientes.

Vendas: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.