O modelo global de competências para o mundo digital

Níveis de responsabilidade

Esta seção descreve os atributos genéricos que caracterizam os sete níveis de responsabilidade do SFIA. A estrutura do framework garante que as definições de habilidades profissionais sejam claramente distintas e alinhadas com cada nível de responsabilidade, proporcionando um caminho progressivo e reconhecível de um nível para o outro.


O poder dos níveis de responsabilidade

Os sete níveis de responsabilidade do SFIA não apenas apoiam a progressão na carreira, mas também fornecem uma base para o mapeamento de outros frameworks e estruturas organizacionais para a SFIA. Os atributos genéricos tornam esses níveis adequados como base para competências essenciais, estruturas de mapeamento e estágios de desenvolvimento de carreira.

  • As organizações com competências ou valores essenciais existentes podem combiná-los com as habilidades profissionais do SFIA, beneficiando-se da clareza e da estrutura proporcionadas pelos níveis do SFIA.
  • Organizações, órgãos profissionais ou associações comerciais que desejem mapear suas próprias estruturas para a SFIA podem usar os níveis de responsabilidade, definidos por atributos genéricos, como base para esses mapeamentos.

Aplicabilidade universal

Embora o SFIA tenha sido projetado inicialmente para a comunidade digital, de TI e de engenharia de software, suas habilidades profissionais são relevantes para além desses campos. Sua aplicabilidade universal permite que ele seja estendido a várias profissões técnicas ou de conhecimento intensivo. Os níveis de responsabilidade do SFIA facilitam a integração de diferentes trabalhos profissionais, fornecendo uma base comum para mapear estruturas ou alinhar a estrutura de uma organização com a estrutura do SFIA.

Nível 1 - Segue

Essência do nível: Executa tarefas de rotina sob supervisão rigorosa, segue instruções e precisa de orientação para concluir seu trabalho. Aprende e aplica habilidades e conhecimentos básicos.

Nível 2 - Auxilia

Essência do nível: Presta assistência a outras pessoas, trabalha sob supervisão rotineira e usa critérios próprios para resolver problemas rotineiros. Aprende ativamente por meio de treinamento e experiências no trabalho.

Nível 3 - Aplica

Essência do nível: Executa tarefas variadas, às vezes complexas e não rotineiras, usando métodos e procedimentos padrão. Trabalha sob direção geral, possui alguma liberdade e gerencia seu próprio trabalho dentro dos prazos. Aprimora proativamente as habilidades e o impacto no local de trabalho.

Nível 4 - Possibilita

Essência do nível: Realiza diversas atividades complexas, apoia e orienta outras pessoas, delega tarefas quando apropriado, trabalha de forma autônoma sob orientação geral e contribui com conhecimentos especializados para atingir os objetivos da equipe.

Nível 5 - Garante, aconselha

Essência do nível: Fornece orientação autorizada em seu campo e trabalha sob ampla direção. Responsável pela entrega de resultados significativos do trabalho, desde a análise, passando pela execução, até a avaliação.

Nível 6 - Inicia, influencia

Essência do nível: tem influência organizacional significativa, toma decisões de alto nível, molda políticas, demonstra liderança, promove a colaboração organizacional e aceita a responsabilidade em áreas-chave.