O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de ensino e desenvolvimento ETMG

Prestação de serviços de gestão, assessoria e administração para apoiar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • desenvolvimento de toda a gama de recursos profissionais, comerciais ou técnicos, exigidos pela organização
  • desenvolvimento de estratégias e políticas de aprendizagem e desenvolvimento
  • identificação de soluções apropriadas de aprendizado e desenvolvimento, acreditações e qualificações
  • seleção, adaptação e adoção de habilidades e estruturas de competência
  • seleção e operação de sistemas de gerenciamento de aprendizado
  • administração, documentação, rastreamento e reporte de atividades de aprendizado e desenvolvimento.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6 7

Gestão de ensino e desenvolvimento: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão de ensino e desenvolvimento: Nível 3

Contribui para a manutenção de registros de treinamento e o catálogo de recursos de aprendizado e treinamento.

Gestão de ensino e desenvolvimento: Nível 4

Contribui para o desenvolvimento e manutenção de um catálogo de recursos de aprendizagem e desenvolvimento. Utiliza dados para analisar e avaliar a eficácia das atividades de aprendizagem/educação. Agenda e organiza eventos de aprendizagem. Atualiza e controla registros de treinamento, incluindo obtenção de certificados e acreditações.

Gestão de ensino e desenvolvimento: Nível 5

Gerencia a oferta de aprendizagem e desenvolvimento, garantindo o uso ideal dos recursos. Mantém, divulga e promove catálogo de atividades de aprendizagem e desenvolvimento. Garante que os cursos estejam atualizados e acreditados (quando necessário). Organiza instalações e horários com provedores de aprendizado e desenvolvimento, conforme pré-estabelecido. Utiliza dados para avaliar e melhorar a eficácia da aprendizagem ou das atividades educacionais.

Gestão de ensino e desenvolvimento: Nível 6

Determina o programa de aprendizagem e desenvolvimento e os mecanismos de entrega necessários para ampliar as habilidades da equipe, de acordo com as necessidades do negócio. Identifica os caminhos apropriados de acreditação e qualificação, aplicáveis a indivíduos dentro da organização. Avalia os resultados da aprendizagem. Gerencia o desenvolvimento e a oferta de toda a aprendizagem, levando em consideração os objetivos estratégicos da organização.

Gestão de ensino e desenvolvimento: Nível 7

Dirige o desenvolvimento e implementação de uma estratégia de aprendizagem e desenvolvimento para a organização, alinhada às necessidades do negócio. Conduz o fornecimento de experiência em aprendizagem e desenvolvimento, orientação e sistemas necessários para executar planos estratégicos e operacionais. Garante recursos organizacionais para executar a estratégia de aprendizagem e desenvolvimento. Identifica oportunidades de relacionamento estratégico com fornecedores e parceiros.