O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de relacionamento RLMT

Exercício de influência nas atitudes, decisões e ações das partes interessadas para benefício mútuo.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • identificação e análise das partes interessadas
  • estabelecimento de acordos por resultados mutuamente benéficos
  • gerenciamento, monitoramento e melhoria do relacionamento com as partes interessadas 
  • determinação da abordagem de gerenciamento de relacionamento a ser adotada, incluindo funções e responsabilidades, governança, políticas, processos, ferramentas e mecanismos de suporte
  • obtenção de compromisso com a ação por meio de consulta e consideração de impactos.
  • combinação de canais de comunicação formais e informais para alcançar os resultados desejados
  • gestão operacional das relações e comunicações com as partes interessadas.

O foco desta habilidade é uma abordagem sistemática e planejada. Esta habilidade não se destina à comunicação geral e ao desenvolvimento de relações de trabalho produtivas. Esses fatores estão descritos nos atributos genéricos e níveis de responsabilidade do SFIA.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Gestão de relacionamento: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão de relacionamento: Nível 4

Lida com problemas e questões, gerenciando resoluções, ações corretivas, lições aprendidas e coleta e disseminação de informações relevantes. Implementa o plano de comunicação/engajamento das partes interessadas. Coleta e usa feedback de clientes e partes interessadas para ajudar a medir a eficácia do gerenciamento das partes interessadas. Ajuda a desenvolver e aprimorar os relacionamentos com clientes e partes interessadas.

Gestão de relacionamento: Nível 5

Identifica as necessidades de comunicação e relacionamento dos grupos das partes interessadas. Traduz as estratégias de comunicação/engajamento das partes interessadas em atividades e resultados específicos. Facilita a comunicação aberta e a discussão entre as partes interessadas. Atua como um único ponto de contato, desenvolvendo, mantendo e trabalhando para estratégias e planos de engajamento das partes interessadas. Oferece feedback para avaliar e promover a compreensão.Facilita os processos de tomada de decisão de negócios. Captura e divulga informações técnicas e comerciais.

Gestão de relacionamento: Nível 6

Conduz o desenvolvimento de estratégias e planos abrangentes de gerenciamento das partes interessadas. Constrói relacionamentos estratégicos de longo prazo com partes interessadas seniores (internas e externas). Facilita o engajamento das partes interessadas no apoio à entrega de serviços e projetos de mudança. Atua como ponto único de contato para os partes interessadas seniores, facilitando o relacionamento entre eles. Negocia para garantir que as partes interessadas entendam e concordem com o que atenderá às suas necessidades e que os acordos apropriados sejam definidos. Supervisiona o monitoramento de relacionamentos, incluindo lições aprendidas e feedback apropriado. Conduz ações para melhorar as relações e comunicações abertas com e entre as partes interessadas.

Gestão de relacionamento: Nível 7

Determina a abordagem estratégica para entender os objetivos e requisitos das partes interessadas. Trabalha com todas as partes interessadas para identificá-las e estabelecer relacionamentos eficazes entre elas. Estabelece e promove a visão geral de como os objetivos das partes interessadas são atendidos e determina os papéis e o alinhamento da organização. Gerencia ativamente os relacionamentos com as partes interessadas mais seniores e atua como ponto de escalação final para a resolução de problemas.