O modelo global de competências para o mundo digital

Infraestrutura de TI ITOP

Implantação, configuração e operação de infraestrutura de TI.

Notas orientativas

Os componentes de infraestrutura de TI incluem, entre outros: dispositivos físicos, recursos virtuais, software relacionado à infraestrutura, middleware, serviços de rede e armazenamento de dados. Os componentes de infraestrutura podem ser locais, terceirizados ou provisionados como serviços em nuvem.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • preparação de serviços novos ou alterados para atender às necessidades definidas de usuários ou fornecedores organizacionais
  • manutenção e aprimoramento da infraestrutura de TI e os componentes da infraestrutura, incluindo automação de tarefas por meio de ferramentas e codificação
  • gerenciamento e aplicação de atualizações de software
  • construção e gerenciamento de sistemas e componentes em ambientes virtualizados e de computação em nuvem
  • monitoramento do desempenho de sistemas e serviços em relação à sua contribuição para o desempenho da organização, sua segurança e sua sustentabilidade.

Níveis

Definido nestes níveis: 1 2 3 4 5

Infraestrutura de TI: Nível 1

Contribui, sob supervisão, para a operação rotineira da infraestrutura. Consegue entendimento dos componentes e serviços de infraestrutura, seguindo as atividades de pares experientes.

Infraestrutura de TI: Nível 2

Realiza procedimentos operacionais de rotina, incluindo execução de ferramentas/scripts de automação especificados. Altera ou corrige tarefas de automação existentes, sob supervisão, para obter um aprendizado básico sobre a linguagem de script/ferramentas de automação. Contribui para a manutenções e instalações. Monitora e relata o desempenho da infraestrutura para permitir a entrega de serviços. Resolve problemas ou busca assistência de terceiros.

Infraestrutura de TI: Nível 3

Fornece/instala, configura e mantém serviços e componentes de infraestrutura. Monitora, mede e reporta eventos relacionados à carga, desempenho e segurança da infraestrutura. Identifica problemas operacionais e contribui para a sua resolução. Executa procedimentos operacionais acordados, incluindo backup/restauração, utilizando as ferramentas e roteiros de infraestrutura fornecidos. Executa tarefas de manutenção de software acordadas. Automatiza tarefas rotineiras de administração de sistemas de acordo com especificações, usando ferramentas padrão e roteiros básicos.

Infraestrutura de TI: Nível 4

Fornece conhecimentos técnicos para permitir a correta aplicação dos procedimentos operacionais. Contribui para o planejamento e implementação de rotinas de manutenção e atualizações de infraestrutura. Implementa mudanças de infraestrutura e rotinas de manutenção previamente acordadas. Utiliza ferramentas de gerenciamento de infraestrutura para determinar estatísticas de carga e desempenho. Configura ferramentas e/ou cria roteiros para automatizar o provisionamento, teste e implantação de infraestrutura nova ou alterada. Mantém os procedimentos operacionais e verifica se são executados de acordo com os padrões acordados. Investiga e possibilita a resolução de problemas operacionais. Fornece relatórios e propostas de melhoria para especialistas, usuários e gestores.

Infraestrutura de TI: Nível 5

Oferece liderança técnica para otimizar o desempenho da infraestrutura de TI. Investiga e gerencia a adoção de ferramentas, técnicas e processos (incluindo automação) para a gestão de sistemas e serviços. Supervisiona o planejamento, instalação, manutenção e aceitação de componentes de infraestrutura novos ou atualizados, e serviços baseados em infraestrutura. Alinha-se às expectativas de serviço, requisitos de segurança e outros padrões de qualidade. Garante que os procedimentos operacionais e a documentação sejam adequados e mantidos atualizados. Garante que os problemas operacionais sejam identificados, registrados, monitorados e resolvidos. Fornece status apropriado e relatórios para especialistas, usuários e gestores.

Infraestrutura de TI: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.