O modelo global de competências para o mundo digital

Gerenciamento de informações IRMG

Planejamento, implementação e controle da gestão do ciclo de vida completo de informações e registros organizados digitalmente.

Notas orientativas

Informações e registros são mantidos em várias formas, tais como, entre outros: documentos digitais, material impresso, microformulário, e-mail, chats, sites. A informação pode ser estruturada ou não estruturada e pode ser criada por fontes internas ou externas.

Leis e regulamentações específicas podem exigir que as organizações mantenham registros de certas atividades e transações comerciais.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • identificação, classificação, avaliação, processamento, armazenamento, arquivamento, e destruição de informações e registros
  • governança de como a informação é usada para apoiar a tomada de decisões, processos de negócios e serviços digitais
  • desenvolvimento e promoção de estratégias e políticas para o desenho de arquiteturas, estruturas e taxonomias de informação
  • captura e manutenção de evidências e informações sobre atividades e transações comerciais na forma de registros
  • implementação de sistemas de catalogação, metadados, indexação, padrões de classificação e métodos usados para organizar as informações registradas
  • garantia do cumprimento das obrigações legais.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Gerenciamento de informações: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gerenciamento de informações: Nível 4

Apoia a implementação de políticas e práticas padrão de gerenciamento de informações e registros. Monitora a implementação de controles eficazes para delegação interna, auditoria e controle relacionados à gestão de informações e registros. Emite relatórios sobre o status consolidado dos controles das informações para a tomada de decisão eficaz. Identifica riscos em torno do uso de informações. Recomenda medidas corretivas conforme necessário.

Gerenciamento de informações: Nível 5

Garante a implementação de políticas e práticas padrão de gerenciamento de informações e registros. Comunica os benefícios e o valor das informações, internas e externas, que podem ser extraídas dos sistemas de negócios e de outros locais. Analisa novas propostas de mudança e fornece consultoria especializada em gerenciamento de informações e registros. Avalia e gerencia os riscos relacionados à informação. Contribui para o desenvolvimento de políticas, padrões e procedimentos para o cumprimento da legislação pertinente.

Gerenciamento de informações: Nível 6

Conduz e planeja atividades para comunicar e implementar estratégias e políticas de gestão da informação. Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para gerenciamento de informações e registros. Garante que as informações necessárias para apoiar a organização sejam definidas e elabora processos de gerenciamento de informações e registros. Identifica o impacto das regulamentações estatutárias, internas ou externas, no uso da informação pela organização e desenvolve estratégias de conformidade. Coordena recursos de informações de origem interna e externa, para atender a objetivos de negócios específicos.

Gerenciamento de informações: Nível 7

Estabelece e comunica a estratégia de gestão da informação da organização. Especifica, em um nível estratégico, as informações necessárias para apoiar a estratégia e as funções de negócios. Direciona recursos de informação com o objetivo de criar valor para as partes interessadas. Presta contas quanto ao cumprimento de regulamentos, normas e códigos de boas práticas relacionados à gestão de informações e registros.