O modelo global de competências para o mundo digital

Desenvolvimento de conteúdo programático SUBF

Especificação, projeto e desenvolvimento de conteúdos programáticos dentro de um ambiente educacional estruturado e sistemático.

Notas orientativas

O conteúdo programático é focado em:

  • elaboração de conteúdos para apoiar o desenvolvimento da compreensão dos princípios, abordagens e práticas que sustentam tópicos específicos e áreas de conhecimento 
  • incorporação de tecnologias e técnicas emergentes significativas para as quais os alunos atuais precisam estar preparados. 

O escopo pode incluir a oferta de educação formal ou o trabalho de órgãos de exame independentes.

Essa habilidade é genérica e pode ser aplicada ao desenho e desenvolvimento de conteúdos programáticos para qualquer tópico ou área de conhecimento. No contexto da estrutura SFIA, incluindo:

  • os tópicos e áreas de conhecimento que suportam qualquer uma das habilidades descritas na estrutura SFIA
  • a aplicação desses tópicos e áreas de conhecimento a outras disciplinas e práticas.

No contexto dos currículos de computação e TI, os tópicos abordados são tipicamente:

  • habilidades digitais comuns necessárias para se beneficiar com segurança, participar e contribuir para o mundo digital na vida cotidiana e no trabalho
  • aspectos fundamentais e mais avançados de tópicos específicos e áreas de conhecimento, incluindo tecnologias emergentes e novas aplicações para tecnologias existentes
  • ideias do pensamento computacional e a aplicação de conceitos computacionais à vida cotidiana e às práticas profissionais de trabalho.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Desenvolvimento de conteúdo programático: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Desenvolvimento de conteúdo programático: Nível 4

Contribui para o desenvolvimento de trilhas de ensino, selecionando ou especificando os seus conteúdos ou abordagens de avaliação, para uma ou mais áreas especializadas.

Desenvolvimento de conteúdo programático: Nível 5

Contribui para a especificação e desenvolvimento de trilhas de ensino e avaliação em contexto educativo ou por avaliadores independentes.

Desenvolvimento de conteúdo programático: Nível 6

Orienta a especificação e desenvolvimento de trilhas de ensino e avaliações em contexto educacional ou para um corpo de exame independente. Contribui para o desenvolvimento de uma estratégia de evolução curricular. Garante que a pesquisa de domínio atual relevante seja representada nos currículos.

Desenvolvimento de conteúdo programático: Nível 7

Autoriza as trilhas de ensino e as estratégias de avaliação para uma ampla gama de currículos ou caminhos de aprendizagem. Dirige a definição, implementação e monitoramento de currículos para satisfazer as referências e estruturas estatutárias e profissionais relevantes. Desenvolve estratégias para a evolução dos currículos ao longo do tempo.Incorpora domínio emergente e temas pedagógicos em planos para trilhas de ensino futuras.