O modelo global de competências para o mundo digital

Inovação INOV

Identificação, priorização, incubação e exploração de oportunidades oferecidas pelas tecnologias da informação, da comunicação e digitais.

Notas orientativas

Esta habilidade foca em uma abordagem organizacional para a inovação. Ela não descreve os comportamentos pessoais de um indivíduo, como a criatividade.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • desenvolvimento e implementação de processos, ferramentas e infraestruturas de apoio à inovação
  • implementação de práticas de inovação para dar suporte ao trabalho iterativo/ágil
  • facilitação de comunidades internas e externas, colaboradores, parceiros comerciais, clientes, usuários e demais partes interessadas no processo de inovação
  • fornecimento de uma estrutura para governança, monitoramento e relatórios sobre o processo de inovação.

Níveis

Definido nestes níveis: 5 6 7

Inovação: Níveis 1-4

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Inovação: Nível 5

Gerencia o pipeline de inovação e executa processos de inovação. Desenvolve e adapta ferramentas, processos e infraestruturas de inovação para impulsionar o processo de inovação. Identifica recursos e capacidades necessárias para apoiar a inovação. Incentiva e motiva comunidades de inovação, equipes e indivíduos a compartilhar ideias criativas e aprender com as falhas. Gerencia e facilita a comunicação e o fluxo aberto de ideias criativas entre as partes interessadas e a criação de redes e comunidades de inovação.

Inovação: Nível 6

Obtém compromisso organizacional com a inovação. Desenvolve capacidades organizacionais para impulsionar a inovação. Orienta e planeja o desenvolvimento de capacidades de inovação e implementação de processos, ferramentas e estruturas de inovação. Orienta a comunicação e um fluxo aberto de ideias criativas entre as partes interessadas e a definição de comunidades e redes de inovação.

Inovação: Nível 7

Conduz o desenvolvimento de uma cultura que incentiva a inovação, tomada de riscos e a colaboração. Incorpora processos de inovação em todas as unidades de negócio e vincula a execução da estratégia à inovação. Alinha objetivos, métricas e recompensas organizacionais e individuais com a inovação.