O modelo global de competências para o mundo digital

Aceitação de serviços SEAC

Gerenciamento do processo de obtenção da confirmação formal de que os critérios de aceitação de um serviço foram atendidos.

Notas orientativas

Os critérios de aceitação do serviço são usados ​​para garantir que um serviço atenda aos requisitos de serviço definidos, incluindo funcionalidade, suporte operacional, desempenho e requisitos de qualidade. Os critérios de aceitação incluem testes utilitários/funcionais e de garantia/não funcionais.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • envolvimento com uma variedade de partes interessadas e atividades de ciclo de vida de entrega, como, entre outros: provedores de serviços externos, design técnico, desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos;
  • implementação de práticas de aceitação de serviços para dar suporte ao trabalho iterativo/ágil
  • garantia de que o provedor de serviços esteja pronto para operar o novo serviço quando implantado.

Níveis de responsabilidade para esta habilidade

4 5 6

Aceitação de serviços: Níveis 1-3

Essa habilidade normalmente não é observada ou praticada nesses níveis de responsabilidade e prestação de contas.

Aceitação de serviços: Nível 4

Envolve-se com as equipes de entrega para confirmar que os produtos desenvolvidos atendam aos critérios de aceitação do serviço e estejam de acordo com os padrões exigidos. Alimenta os processos de gerenciamento de mudanças.

Aceitação de serviços: Nível 5

Envolve-se com as equipes de entrega para garantir que os produtos corretos sejam produzidos em tempo hábil. Avalia a qualidade dos resultados do projeto em relação aos critérios de aceitação do serviço acordados.

Aceitação de serviços: Nível 6

Desenvolve a abordagem da organização para a aceitação de serviços, detém o processo de transição define os critérios de aceitação para as transições dos serviços. Promove e monitora os resultados de qualidade dos projetos para garantir que sejam adequados ao propósito e adequados para uso no serviço operacional. Envolve-se ativamente com as partes interessadas para promover a conscientização e a conformidade com os planos e processos de qualidade de transição de serviços. Entra em acordo sobre os critérios de aceitação do serviço com as equipes de entrega.

Aceitação de serviços: Nível 7

Essa habilidade normalmente não é observada ou praticada nesse nível de responsabilidade e prestação de contas.