O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão da demanda DEMM

Análise e gerenciamento proativo da demanda de negócios por novos serviços ou por modificações em recursos ou volumes de serviços existentes.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • colaboração com o negócio para priorizar a demanda, a fim de melhorar o valor do negócio
  • desenvolvimento e comunicação de insights sobre padrões de demanda
  • realização de análises hipotéticas e planejamento de cenários para desenvolvimento de insights e propostas para melhorar o valor do negócio
  • proposição de respostas para atender a demanda de curto e longo prazo e facilitar a tomada de decisões e o planejamento
  • integração da análise e planejamento de demanda com processos complementares de planejamento estratégico, operacional e de mudança.

Níveis

Definido nestes níveis: 5 6

Gestão da demanda: Níveis 1-4

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão da demanda: Nível 5

Implementa atividades de análise e planejamento de gestão de demanda. Oferece aconselhamento para ajudar as partes interessadas a adotar e aderir à abordagem de gestão de demanda pré-estabelecida. Gerencia o processo de integração da gestão da demanda com processos complementares estratégicos, operacionais e de gestão de mudanças. Mantém um registro de solicitações de negócios e encaminha solicitações para o lugar adequado. Emite relatórios sobre o status de cada solicitação. Analisa novas propostas de negócios e fornece assessoria em questões de demanda. Trabalha com representantes de negócios para estabelecer e implementar modificações de curto e médio prazo na demanda.

Gestão da demanda: Nível 6

Define a abordagem e estabelece políticas para a descoberta, análise, planejamento, controle e documentação da demanda de serviços e produtos. Organiza o escopo e a definição de prioridades de negócios para mudanças estratégicas de negócios envolvendo formuladores de políticas de negócios e definidores de tendências. Envolve-se e influencia as partes interessadas seniores para aprimorar o valor do negócio fornecido por serviços e produtos novos ou existentes. Orienta o desenvolvimento de recursos de gerenciamento de demanda. Orienta a integração da gestão de demanda com processos complementares estratégicos, operacionais e processos de gestão de mudanças.

Gestão da demanda: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.