Operação de esquemas de certificação CSOP
Projeto, desenvolvimento e operação de esquemas de certificação e acreditação, incluindo credenciais ou crachás digitais.
Notas orientativas
O objetivo geral da certificação é reconhecer a competência de um indivíduo para executar uma tarefa ou trabalho ou determinar se eles atenderam a alguns critérios de conhecimento.
Conhecimento e competência são diferentes e não devem ser confundidos. Um organismo de certificação tem a responsabilidade de garantir que apenas as pessoas que demonstram competência recebam a respectiva certificação.
A certificação fornece valor por meio da confiança do público. A confiança do público depende de uma avaliação válida da competência, por um terceiro, reconfirmada em intervalos definidos. O organismo de certificação deve agir de forma responsável de forma a transmitir confiança às partes interessadas em sua competência, imparcialidade e integridade.
As atividades podem incluir, entre outros:
- verificação, mediante solicitação, se um indivíduo possui um certificado válido atual e o escopo dessa certificação, exceto onde a lei impeça a divulgação de informações.
- documentação de políticas e procedimentos de segurança, incluindo Acordo de Não Divulgação (NDA) ou outros acordos para não liberar materiais de exame confidenciais ou participar de práticas fraudulentas
- implementação de arranjos para pessoas certificadas informarem o organismo de certificação sobre qualquer coisa que afete a capacidade de continuar atendendo aos requisitos de certificação.
Níveis de responsabilidade para esta habilidade
2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
Operação de esquemas de certificação: Nível 1
Essa habilidade normalmente não é observada ou praticada nesse nível de responsabilidade e prestação de contas.
Operação de esquemas de certificação: Nível 2
Processa os pedidos de certificação. Registra reclamações.
Operação de esquemas de certificação: Nível 3
Emite certificações ou credenciais e mantém registros de certificação. Mantém informações sobre o esquema de certificação e uma descrição geral do processo de certificação. Desenha, cria, desenvolve, personaliza e mantém credenciais ou certificados. Responde a pedidos de informação pública. Analisa e toma medidas em relação a reclamações ou problemas.
Operação de esquemas de certificação: Nível 4
Documenta instruções para todo o pessoal envolvido na certificação, incluindo acordos legalmente válidos com quaisquer terceiros envolvidos no processo. Identifica ameaças à imparcialidade analisando, mitigando ou eliminando potenciais conflitos de interesses decorrentes das atividades de certificação. Implementa os procedimentos de certificação de pessoas para a entrega de treinamento. Determina os méritos das reclamações e quaisquer ações corretivas necessárias.
Operação de esquemas de certificação: Nível 5
Define um esquema de certificação ou credenciamento, incluindo a estrutura organizacional, os deveres, responsabilidades e autoridades. Determina a competência necessária para desempenhar as funções de certificação. Desenha e implementa o processo de seleção e aprovação dos examinadores ou avaliadores. Monitora o desempenho e as avaliações e obtém acordos sobre ações corretivas. Planeja e fornece instalações, equipamentos e recursos adequados. Documenta políticas e procedimentos para manutenção e liberação de informações, incluindo a consideração de quaisquer contratos jurídicos de sigilo.
Operação de esquemas de certificação: Nível 6
Define políticas e padrões para a operação de um esquema de certificação, incluindo a segregação de funções e abordando a imparcialidade. Desenvolve e mantém uma descrição do código de ética e práticas profissionais exigidas. Alinha esquemas de certificação com os padrões externos, estruturas como o SFIA, e as melhores práticas relevantes. Obtém a aprovação dos proprietários de esquemas de credenciamento ou órgãos de governança.
Operação de esquemas de certificação: Nível 7
Essa habilidade normalmente não é observada ou praticada nesse nível de responsabilidade e prestação de contas.