O modelo global de competências para o mundo digital

Avaliação de viabilidade FEAS

Definição, avaliação e descrição de opções de mudança de negócios, visando viabilidade financeira, técnica e de negócios e alinhamento estratégico.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • geração e definição de opções
  • garantia de que as opções estejam alinhadas com a visão, missão, objetivos, estratégias e táticas da organização
  • envolvimento com as partes interessadas e especialistas relevantes
  • avaliação de opções de viabilidade financeira, técnica e de negócios

A avaliação da viabilidade é multidimensional. As opções de mudança devem ser avaliadas em várias dimensões, incluindo, entre outros: financeira, técnica, capacidade e cultura organizacional, contexto estratégico, ambiente econômico e/ou comercial.

A avaliação de viabilidade normalmente resulta em um caso de negócios documentado que é usado para apoiar a tomada de decisões organizacionais sobre os investimentos propostos. Esta habilidade está focada na geração, análise e documentação de opções de investimento.

    Níveis

    Definido nestes níveis: 3 4 5 6

    Avaliação de viabilidade: Níveis 1-2

    Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

    Avaliação de viabilidade: Nível 3

    Suporta identificação de opções e a avaliação de viabilidade. Seleciona e emprega técnicas padrão para obter as informações necessárias para avaliações de viabilidade. Dá suporte à identificação de custos e benefícios tangíveis e o desenvolvimento de casos de negócios.

    Avaliação de viabilidade: Nível 4

    Seleciona abordagens e técnicas de avaliação de viabilidade relevantes. Identifica a gama de opções possíveis. Seleciona as melhores opções e avaliação de viabilidade. Envolve as partes interessadas internas e externas para obter as informações necessárias para avaliações de viabilidade. Oferece suporte à preparação de casos de negócios, incluindo análises de custo/benefício, impacto e risco para cada opção.

    Avaliação de viabilidade: Nível 5

    Gerencia o trabalho investigativo para permitir avaliações de viabilidade. Colabora com as partes interessadas e especialistas para obter as informações necessárias para avaliações de viabilidade. Orienta na seleção de abordagens e técnicas de avaliação de viabilidade relevantes para a situação e opções do negócio. Prepara casos de negócios, incluindo análises de custo/benefício, impacto e risco para cada opção identificada.

    Avaliação de viabilidade: Nível 6

    Estabelece uma estrutura organizacional e padrões para avaliação de viabilidade e desenvolvimento de casos de negócios. Dirige e lidera avaliações de viabilidade para iniciativas que terão um impacto significativo na organização. Envolve-se com as partes interessadas seniores para esclarecer o contexto estratégico das opções de investimento. Encaminha e orienta a seleção de abordagens e técnicas de avaliação de viabilidade relevantes para a situação e as opções do negócio. Apresenta avaliações de viabilidade e casos de negócios para as partes interessadas sênior e apoia a tomada de decisões sobre opções de investimento.

    Avaliação de viabilidade: Nível 7

    Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.