O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de produtos PROD

Gerenciamento e desenvolvimento de produtos ou serviços ao longo de seu ciclo de vida completo, desde o início, crescimento, maturidade, declínio até a retirada.

Notas orientativas

Esta habilidade pode ser aplicada ao gerenciamento de produtos internos e externos.

Foco externo geralmente em medidas como, entre outros: necessidades do cliente, receita e lucro.

Foco interno geralmente em medidas como, entre outros: necessidades do usuário e valor comercial.

Um ciclo de vida do produto normalmente inclui o início, crescimento, maturidade, declínio até a desativação. O modelo de ciclo de vida de desenvolvimento de produto usado terá como base o contexto do trabalho e pode ser selecionado a partir de abordagens preditivas (orientadas a planos) ou adaptativas (iterativas/ágeis).

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Gestão de produtos: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão de produtos: Nível 3

Cria e faz a curadoria de uma variedade de mídias para apoiar a promoção, marketing e vendas de produtos ou serviços. Monitora resultados e feedback de campanhas de produtos. Aplica técnicas e ferramentas padrão para realizar atividades de análise e monitoramento de desempenho para produtos específicos. Suporta a resolução de problemas, resolve problemas e atua no feedback e uso de produtos.

Gestão de produtos: Nível 4

Atua como proprietário para um ou mais produtos ou serviços de menor valor. Prioriza os requisitos do produto, desenvolve roteiros de produtos e detém o backlog do produto. Gerencia elementos do ciclo de vida do produto para atender às necessidades do cliente/usuário e atingir metas financeiras ou outras. Analisa pesquisas de mercado e/ou usuários, feedback, opinião de especialistas e dados de uso para entender necessidades e oportunidades. Facilita a aceitação de produtos desenvolvendo conteúdo, apoiando e avaliando campanhas e monitorando o desempenho do produto. Implementa testes e lançamentos de produtos.

Gestão de produtos: Nível 5

Atua como proprietário/defensor para um ou mais produtos ou serviços. Gerencia todo o ciclo de vida do produto para garantir que as necessidades do cliente/usuário sejam atendidas e que as metas financeiras e outras sejam alcançadas. Seleciona, adota e adapta métodos, ferramentas e técnicas de desenvolvimento de produtos apropriados. Analisa pesquisas de mercado e/ou usuários, feedback, opinião de especialistas e dados de uso para compreender necessidades e oportunidades. Desenvolve propostas de produtos e determina o posicionamento e variantes de produtos para diferentes segmentos de clientes e usuários. Prioriza os requisitos do produto, desenvolve roteiros de produtos e detém o backlog do produto. Coordena testes de clientes e lançamentos de produtos e oferece suporte a comunicações e treinamento. Antecipa mudanças nas necessidades do cliente/usuário. Adapta produtos e cria planos de retirada e transição de produtos.

Gestão de produtos: Nível 6

Supervisiona o portfólio de produtos e serviços da organização e a entrega de valor ao cliente e/ou satisfação do usuário ao longo do tempo. Cria a estrutura de gerenciamento do ciclo de vida do produto para clientes e usuários internos e externos. Defende a importância e o valor dos princípios de gerenciamento de produtos e modelos apropriados de desenvolvimento de produtos. Alinha os objetivos de gerenciamento de produtos com os objetivos de negócios e autoriza a seleção e o planejamento de todas as atividades de gerenciamento de produtos. Inicia a criação de novos produtos e serviços. Identifica como o desenvolvimento de novos produtos ou a adaptação de produtos existentes podem gerar novas oportunidades.

Gestão de produtos: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.