O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de contratos ITCM

Gerenciamento e controle da operação de contratos formais para fornecimento de produtos e serviços.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • gerenciar a criação, execução e análise de contratos
  • recomendação de ações para otimizar o desempenho financeiro e operacional; minimização do risco nos contratos.
  • gestão de contratos para serviços baseados em nuvem.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Gestão de contratos: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão de contratos: Nível 3

Atua como o ponto de contato rotineiro entre a organização e os fornecedores no que diz respeito à gestão de contratos. Suporta a coleta de dados de desempenho dos contratos. Cria relatórios padrão sobre o desempenho dos mesmos.

Gestão de contratos: Nível 4

Fornece e coleta dados de desempenho de contratos (como valores e custos da cadeia de suprimentos) e monitora o seu desempenho em relação aos principais indicadores de desempenho. Identifica e reporta desempenho insatisfatório e desenvolve oportunidades de melhoria. Monitora a conformidade com os termos e condições e toma as medidas apropriadas para lidar com não conformidades. Gerencia proativamente os mecanismos de riscos e recompensas nos contratos. Monitora o progresso em relação aos objetivos de negócio especificados nos cases de negócios. Identifica mudanças necessárias e planeja variações. Em consulta com as partes interessadas, garante que os protocolos de gerenciamento de mudanças sejam implementados.

Gestão de contratos: Nível 5

Supervisiona e realiza a medição do cumprimento das obrigações contratuais. Usa indicadores-chave de desempenho para monitorar e desafiar o desempenho e identificar oportunidades de melhoria contínua. Desenvolve estratégias para lidar com falhas de desempenho e conformidade, incluindo a aplicação dos termos dos contratos. Identifica mudanças necessárias, avalia o impacto e aconselha as partes interessadas sobre as implicações e consequências. Negocia variações e solicita a devida autorização. Apoia e se envolve ativamente com especialistas e partes interessadas para garantir que melhorias contínuas sejam identificadas, por meio de processos de revisão e benchmarking. Desenvolve e implementa protocolos de gerenciamento de mudanças.

Gestão de contratos: Nível 6

Negocia e resolve questões contratuais, incluindo descumprimento de obrigações contratuais. Promove processos de controle de mudanças e conduz negociações quando necessário. Defende programas de melhoria contínua, desenvolvendo conjuntamente estratégias e incentivos para melhorar o desempenho. Realiza avaliações financeiras abrangentes. Garante comportamento não discriminatório e conformidade legal. Garante que as lições aprendidas das revisões sejam documentadas e compartilhadas com todas as partes interessadas. Desenvolve credenciais para indústria atuando como um promotor de melhores práticas.

Gestão de contratos: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.