O modelo global de competências para o mundo digital

Métodos e ferramentas METL

Garantia de que métodos e ferramentas sejam adotados e usados de forma eficaz em toda a organização.

Notas orientativas

Há uma ampla gama de métodos e ferramentas que normalmente suportam áreas tais como, entre outros: planejamento, desenvolvimento, teste, operação, gerenciamento e manutenção de sistemas.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • avaliação, seleção e implementação de métodos e ferramentas
  • medição, adaptação, melhoria e automatização do uso de métodos e ferramentas.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Métodos e ferramentas: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Métodos e ferramentas: Nível 3

Oferece suporte sobre o uso de métodos e ferramentas existentes. Configura métodos e ferramentas dentro de um contexto conhecido. Cria e atualiza a documentação de métodos e ferramentas.

Métodos e ferramentas: Nível 4

Fornece aconselhamento e orientação para apoiar a adoção de métodos e ferramentas e a adesão a políticas e padrões. Adapta os processos de acordo com os padrões acordados e avaliação de métodos e ferramentas. Revisa e melhora o uso e a aplicação de métodos e ferramentas.

Métodos e ferramentas: Nível 5

Fornece aconselhamento, orientação e experiência para promover a adoção de métodos e ferramentas e a adesão a políticas e padrões. Avalia e seleciona métodos e ferramentas apropriados de acordo com as políticas e padrões acordados. Contribui em políticas organizacionais, normas e diretrizes para métodos e ferramentas. Implementa métodos e ferramentas em nível de programa, projeto e equipe, incluindo a seleção e adaptação, de acordo com os padrões acordados. Gerencia revisões dos benefícios e do valor dos métodos e ferramentas. Identifica e recomenda melhorias.

Métodos e ferramentas: Nível 6

Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para métodos e ferramentas. Define a direção e orienta a introdução e uso de técnicas, metodologias e ferramentas, para atender aos requisitos do negócio. Orienta o desenvolvimento de capacidades organizacionais em métodos e ferramentas para garantir a adoção consistente e adesão às políticas e normas.

Métodos e ferramentas: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.