O modelo global de competências para o mundo digital

Avaliação da experiência do usuário USEV

Validação de sistemas, produtos ou serviços em relação a metas, métricas e objetivos de experiência do usuário.

Notas orientativas

Essa habilidade inclui uma gama completa de tarefas do usuário, não apenas tarefas digitais. A habilidade pode ser aplicada em muitos contextos, como, entre outros: experiência do cliente, produtos, serviços, aplicativos, dispositivos, experiência de aprendizado, experiência do colaborador.

A avaliação, normalmente, faz parte de um processo iterativo de design da experiência do usuário e contribui para a melhoria do produto. Uma avaliação também pode ser o ponto de partida - se um sistema, produto ou serviço existente deve ser substituído ou melhorado. Os métodos incluem testes com usuários, revisão de especialistas, pesquisa e análise.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • garantia de que os requisitos ou histórias do usuário foram atendidos e as práticas exigidas foram seguidas para abordar a acessibilidade, usabilidade, saúde e segurança e proteção
  • aplicação de uma variedade de técnicas de avaliação qualitativa e quantitativa
  • seleção entre técnicas leves/rápidas ou abordagens mais completas e com uso intensivo de recursos
  • seleção do uso apropriado de avaliações formativas ou somativas.
  • facilitação de testes moderados e não moderados.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Avaliação da experiência do usuário: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Avaliação da experiência do usuário: Nível 2

Auxilia na preparação e operação do ambiente, instalações e ferramentas necessárias para avaliar sistemas, produtos, serviços ou dispositivos. Auxilia na coleta de feedback sobre protótipos e projetos de usuários e terceiros.

Avaliação da experiência do usuário: Nível 3

Avalia opções de design e protótipos para obter feedback do usuário sobre os requisitos de desenvolvimento de sistemas, produtos, serviços ou dispositivos. Testa a usabilidade e acessibilidade de componentes e designs alternativos. Administra uma série de avaliações, registrando dados e feedbacks. Analisa dados de avaliação e recomenda ações. Identifica áreas para pesquisa futura com usuários. Verifica os sistemas, produtos, serviços ou dispositivos quanto à sua aderência às normas, diretrizes, guias de estilo e legislação aplicáveis. Avalia a usabilidade de sistemas existentes ou concorrentes para fornecer valores de referência e como base para o design.

Avaliação da experiência do usuário: Nível 4

Seleciona ferramentas e técnicas apropriadas para avaliar as experiências do usuário com produtos, sistemas, serviços ou dispositivos. Valida se os requisitos de segurança, usabilidade e acessibilidade foram atendidos. Verifica sistemas operacionais, produtos, serviços ou dispositivos para mudanças nas necessidades de usabilidade e acessibilidade. Interpreta e apresenta resultados de avaliações, prioriza problemas e relata ações corretivas. Reúne feedbacks para pesquisas futuras com usuários.

Avaliação da experiência do usuário: Nível 5

Gerencia a avaliação da experiência do usuário de sistemas, produtos, serviços e dispositivos. Garante que os requisitos de usabilidade e acessibilidade foram atendidos e que as práticas exigidas foram seguidas. Oferece aconselhamento sobre o que avaliar, o tipo de avaliação a usar e a extensão do envolvimento do usuário necessário. Trabalha de forma iterativa com as equipes de design para garantir que o feedback da avaliação seja compreendido e aplicado pelos designers e desenvolvedores. Informa sobre a obtenção dos níveis de usabilidade e acessibilidade necessários de projetos ou protótipos específicos. Prioriza o feedback para pesquisas futuras com usuários.

Avaliação da experiência do usuário: Nível 6

Defende padrões elevados na interação do usuário com os sistemas, produtos e serviços da organização, incluindo o envolvimento dos usuários nas atividades de avaliação. Especifica padrões e métodos para segurança, usabilidade e acessibilidade, garantindo que tais itens sejam abordados em projetos futuros. Desenvolve ou fornece recursos e capacidades para realizar uma avaliação eficaz da experiência do usuário, incluindo instalações especializadas centradas no usuário e comunidades de usuários. Conduz a provisão do feedback e os recursos para futuras pesquisas com usuários. Colabora com parceiros internos e externos para facilitar a avaliação eficaz de sistemas, produtos e serviços.

Avaliação da experiência do usuário: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.