O modelo global de competências para o mundo digital

Desenvolvimento de fornecedores SORC

Gestão ou oferta de aconselhamento sobre o processo de aquisição ou encomenda de produtos e serviços.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • provisão de políticas e padrões para compras
  • governança comercial, conformidade com a legislação e garantia de segurança da informação
  • implementação de processos de aquisição com compliance, levando totalmente em conta os problemas e imperativos, tanto do lado do cliente quanto do fornecedor
  • esclarecimento de requisitos para produtos e serviços
  • identificação, avaliação e seleção de fornecedores 
  • avaliação de propostas
  • desenvolvimento de critérios para decisões do tipo "make or buy" (desenvolver ou comprar)
  • avaliação e aquisição de serviços baseados em nuvem
  • desempenho comparativo de fornecedores 
  • celebração, acompanhamento e rescisão de contratos.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6 7

Desenvolvimento de fornecedores: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Desenvolvimento de fornecedores: Nível 2

Auxilia na preparação de questionários de pré-qualificação e convites para licitações em resposta a cases de negócio. Reúne informações relevantes para licitações. Produz critérios de avaliação detalhados para critérios de licitações simples. Auxilia na avaliação das licitações.

Desenvolvimento de fornecedores: Nível 3

Prepara questionários de pré-qualificação e convites a concursos em resposta a cases de negócios. Reconhece a diferença entre opções de sistemas de código aberto e proprietários. Aplica procedimentos e ferramentas padrão para produzir critérios de avaliação detalhados para propostas complexas e para avaliar propostas.

Desenvolvimento de fornecedores: Nível 4

Analisa os cases de negócios (requisitos, benefícios potenciais e opções) e determina as rotas de aquisição apropriadas. Usando o conhecimento do mercado para informar as especificações, garante que questionários detalhados de pré-qualificação e convites para licitação sejam preparados. Coleta e reúne dados para apoiar a colaboração e negocia termos e condições para refletir a escala dos requisitos e incentivar o bom desempenho. Avalia propostas com base em critérios de especificação e avaliação, prepara documentação de aceitação e fornece aconselhamento sobre contratos e acordos de nível de serviço.

Desenvolvimento de fornecedores: Nível 5

Planeja e gerencia as atividades de compras, tomando conta de processos de licitação, avaliação e aquisição. Pesquisa fornecedores e mercados, e mantém um amplo entendimento do ambiente de negócios, para informar e desenvolver estratégias comerciais e planos de abastecimento. Fornece aconselhamento sobre cases de negócios para modelos alternativos de fornecimento e sobre políticas e procedimentos que abrangem a seleção de fornecedores, licitação e aquisição. Negocia com potenciais parceiros e fornecedores, desenvolvendo critérios e procedimentos de aceitação. Elabora e celebra contratos.

Desenvolvimento de fornecedores: Nível 6

Desenvolve políticas e procedimentos para atividades de sourcing e compras. Estabelece estratégias de compras, padrões, métodos, processos e boas práticas que garantem o cumprimento da legislação, regulamentação e segurança da informação de terceiros. Identifica parceiros externos, engajando-se com profissionais em disciplinas relacionadas conforme apropriado. Garante que os termos e condições estejam alinhados com a legislação e políticas vigentes. Orienta o processo de aquisição, desde o esclarecimento dos requisitos até a celebração, monitoramento e rescisão de contratos.

Desenvolvimento de fornecedores: Nível 7

Determina estratégias gerais para gerenciar relacionamentos com fornecedores, adotando relacionamentos operacionais eficazes em todos os níveis. Assume a responsabilidade geral pelas atividades de fornecimento e aquisição. Desenvolve, implanta e revisa processos de aquisição. Negocia contratos de grande porte.