Controle de mudanças CHMG
Avaliação dos riscos associados às mudanças propostas e garantia de que as mudanças nos produtos, serviços ou sistemas sejam controladas e coordenadas.
Notas orientativas
O controle de mudanças é aplicado a qualquer item que afete produtos, serviços ou sistemas ativos. Este controle normalmente inclui aplicativos, infraestrutura, documentação, processos, itens de configuração e fornecedores.
As atividades podem incluir, entre outros:
- gerenciamento do ciclo de vida das solicitações de mudança - registro, avaliação, autorização, planejamento e implantação
- avaliação e redução de riscos à disponibilidade, desempenho, segurança e conformidade dos produtos e serviços impactados pelas mudanças
- desenvolvimento de processos para mudanças padrão, normais ou emergenciais
- desenvolvimento de métodos e ferramentas para a automatização dos processos de controle de mudanças para permitir a sua integração contínua.
Níveis de responsabilidade para esta habilidade
2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
Controle de mudanças: Nível 1
Essa habilidade normalmente não é observada ou praticada nesse nível de responsabilidade e prestação de contas.
Controle de mudanças: Nível 2
Aplica ferramentas, técnicas e processos para administrar, rastrear, registrar e reportar solicitações de mudança. Aplica procedimentos de controle de mudanças para mudanças padrão de baixo risco.
Controle de mudanças: Nível 3
Desenvolve, documenta e implementa mudanças com base em solicitações de mudança. Aplica procedimentos de controle de mudanças. Aplica ferramentas, técnicas e processos para gerenciar e reportar solicitações de mudança.
Controle de mudanças: Nível 4
Avalia, analisa, desenvolve, documenta e implementa mudanças com base em requisições de mudança. Garante que os processos operacionais estejam em vigor para um controle eficaz de mudanças. Desenvolve, configura e mantém ferramentas para gerenciar e reportar o ciclo de vida das requisições de mudança. Identifica problemas e questões e recomenda ações corretivas.
Controle de mudanças: Nível 5
Conduz a avaliação, análise, desenvolvimento, documentação e a implementação de mudanças. Desenvolve planos de implementação para solicitações complexas de mudanças. Revisa as implementações propostas e avalia os riscos para a integridade do ambiente de produtos e serviços. Garante que mudanças adequadas e aprovadas sejam efetivamente aplicadas. Revisa a eficácia da implementação das mudanças. Identifica, avalia e gerencia a adoção de ferramentas, técnicas e processos adequados para o controle de mudanças.
Controle de mudanças: Nível 6
Define a política da organização para o gerenciamento de mudanças em serviços ativos e em ambientes de teste. Garante o controle e o tratamento efetivo dos riscos. Conduz o desenvolvimento de novos métodos e ferramentas para o controle de mudanças. Realiza a medição, monitora a aderência aos padrões e garante a execução consistente do processo em toda a organização.
Controle de mudanças: Nível 7
Essa habilidade normalmente não é observada ou praticada nesse nível de responsabilidade e prestação de contas.