O modelo global de competências para o mundo digital

Suporte à vendas SSUP

Aconselhamento e apoio à força de vendas, clientes e parceiros de vendas.

Notas orientativas

O suporte a vendas pode ser fornecido para uma variedade de funções, como, mas não limitado a: força de vendas, agentes de vendas, equipe de revendedores/distribuidores e clientes existentes ou em potencial.

Essa habilidade inclui o fornecimento de consultoria e assistência técnica no suporte ao desenvolvimento do cliente ou atividade de vendas ou no cumprimento das obrigações de vendas.

Níveis

Definido nestes níveis: 1 2 3 4 5 6

Suporte à vendas: Nível 1

Fornece informações sobre produtos e serviços. Comunica-se de forma eficaz com os clientes para fornecer informações básicas sobre produtos e serviços. Recorre aos colegas para a resolução de dúvidas e reclamações mais complexas sobre o atendimento ao cliente. Utiliza bancos de dados para recuperar e inserir dados.

Suporte à vendas: Nível 2

Comunica-se de forma eficaz com os clientes por telefone e pessoalmente. Auxilia na prestação de serviço ao cliente, incluindo aconselhamento técnico e orientação sobre o uso bem-sucedido de produtos e serviços. Auxilia na criação de soluções para os requisitos dos clientes e resolve problemas simples.

Suporte à vendas: Nível 3

Auxilia os clientes a esclarecer seus requisitos e documenta as conclusões alcançadas. Contribui para a preparação e suporte de licitações e propostas de venda. Fornece atendimento ao cliente, incluindo aconselhamento técnico e orientação sobre o uso bem-sucedido de produtos e serviços complexos.

Suporte à vendas: Nível 4

Trabalha em estreita colaboração com a equipe de vendas para ajudar os clientes em potencial a esclarecer suas necessidades e requisitos. Concebe soluções e avalia sua viabilidade e praticidade. Demonstra viabilidade técnica, usando modelos físicos ou de simulação. Resolve problemas técnicos. Produz estimativas de custo e risco e planos de projeto iniciais para formular propostas de venda.

Suporte à vendas: Nível 5

Trabalha em estreita colaboração com a equipe de vendas para garantir que os clientes sejam atendidos e aconselhados adequadamente. Garante sejam elaborados planos de projeto e estimativas confiáveis ​​de custos, esforço e risco. Gerencia todas as atividades de suporte de vendas, assumindo total responsabilidade pelo conteúdo técnico de licitações e propostas de vendas. Estabelece métricas para fornecer dados sobre o desempenho e ajudar na melhoria contínua das atividades de suporte de vendas.

Suporte à vendas: Nível 6

Orienta as atividades de atendimento ao cliente da organização para garantir que estejam alinhadas com os objetivos e políticas corporativas. Aprova propostas e inicia a implementação da atividade de desenvolvimento em sistemas e serviços ao cliente.

Suporte à vendas: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.