O modelo global de competências para o mundo digital

Inteligência de negócio (BI) BINT

Desenvolvimento, produção e fornecimento de informações gerenciais regulares e pontuais para fornecer insights e auxiliar na tomada de decisões.

Notas orientativas

Normalmente aplicada no suporte às necessidades operacionais por meio de processos de gestão e governança. Podem ser atividades pontuais ou regulares alinhadas aos ciclos de planejamento e relatórios da organização.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • entender as necessidades e objetivos do negócio
  • identificar e validar conjuntos de dados internos e externos gerados a partir de uma gama diversificada de processos operacionais e de negócios
  • transformar os resultados da análise em algo que possa ser comunicado às partes interessadas usando painéis e relatórios
  • interpretação e análise de dados, análise comparativa, benchmarking, análise de tendências
  • reunião de dados para a comunicação de temas e tendências claras
  • foco na qualidade dos dados para fornecer confiança na tomada de decisões em uma única versão da realidade.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5

Inteligência de negócio (BI): Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Inteligência de negócio (BI): Nível 2

Auxilia na criação de relatórios regulares de inteligência de negócios utilizando ferramentas padrão. Suporta a preparação de dados a partir de fontes existentes.

Inteligência de negócio (BI): Nível 3

Fornece e prepara dados para a análise e executa atividades de análise padronizadas de inteligência de negócios. Cria e entrega relatórios padronizados, de acordo com as necessidades das partes interessadas e em conformidade com padrões previamente acordados. Verifica a necessidade de análises de inteligência de negócios novas e revisadas. Contribui para a recomendação de melhorias. Envolve-se com as partes interessadas, sob orientação.

Inteligência de negócio (BI): Nível 4

Suporta as necessidades de inteligência de negócios em processos específicos de gestão, governança ou em áreas operacionais. Verifica a necessidade de relatórios e análises de inteligência de negócios em situações de alguma complexidade e ambiguidade. Seleciona e aplica ferramentas e técnicas de inteligência de negócios não convencionais para fornecer insights e auxiliar na tomada de decisões. Seleciona, adquire e integra dados para análise. Identifica oportunidades para digitalizar e simplificar o manuseio de dados operacionais e otimizar os recursos de inteligência de negócios.

Inteligência de negócio (BI): Nível 5

Planeja e gerencia as atividades de inteligência de negócios. Garante que os processos de inteligência de negócios sejam robustos, eficientes e adequados à finalidade, com foco em automação, controles-chave e qualidade de dados. Informa sobre as normas, procedimentos, métodos, ferramentas e técnicas disponíveis. Gerencia revisões dos benefícios e do valor das técnicas e ferramentas de inteligência de negócios e recomenda melhorias. Contribui para o desenvolvimento de políticas, normas e diretrizes de análise.

Inteligência de negócio (BI): Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.