O modelo global de competências para o mundo digital

Instalação e remoção de sistemas HSIN

Instalação e teste, ou desativação e remoção de sistemas ou componentes de sistema.

Notas orientativas

Sistemas ou componentes de sistemas podem incluir, entre outros: hardware, software, cabeamento, fiação e equipamentos de monitoramento.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • desenvolvimento e utilização de planos e instruções de acordo com padrões acordados
  • adesão às normas estabelecidas de segurança e qualidade.
  • realização de testes de componentes de hardware e software, resolução de avarias e registro de resultados
  • documentação dos detalhes de hardware e software instalados para que os registros de gerenciamento de configuração possam ser atualizados
  • execução de desconexão segura, descomissionamento e remoção de sistemas ou componentes de sistema.

Níveis

Definido nestes níveis: 1 2 3 4 5

Instalação e remoção de sistemas: Nível 1

Segue procedimentos acordados para realizar instalações simples, substituir consumíveis e verificar o funcionamento correto das instalações. Emite documentos e relatórios sobre o trabalho realizado.

Instalação e remoção de sistemas: Nível 2

Instala ou remove componentes de sistema, usando as instruções e ferramentas de instalação fornecidas. Conduz testes padrão e contribui para investigações de problemas e falhas. Confirma o funcionamento correto das instalações. Documenta os resultados de acordo com os procedimentos acordados.

Instalação e remoção de sistemas: Nível 3

Instala ou remove hardware e/ou software usando as instruções e ferramentas de instalação fornecidas, incluindo a liberação ao cliente. Utiliza procedimentos padrão e ferramentas de diagnóstico para testar instalações, corrigir problemas e documentar resultados. Registra detalhes de todos os componentes que foram instalados e removidos. Fornece assistência aos usuários e segue os procedimentos acordados para ajuda mais aprofundada ou encaminhamento. Contribui para o desenvolvimento de procedimentos e normas de instalação.

Instalação e remoção de sistemas: Nível 4

Realiza ou supervisiona instalações e desinstalações complexas de sistemas ou componentes, incluindo a liberação ao cliente. Desenvolve procedimentos e normas para instalação e liberação para manter e melhorar o serviço de instalação. Agenda os trabalhos de instalação de acordo com as prioridades do cliente e da disponibilidade de recursos. Garante o cumprimento dos procedimentos de segurança e qualidade estabelecidos.

Instalação e remoção de sistemas: Nível 5

Assume a responsabilidade pelos projetos de instalação e/ou desativação. Fornece liderança de equipe eficaz, incluindo fluxo de informações de e para o cliente durante os trabalhos do projeto. Desenvolve e implementa planos de qualidade e declarações de métodos. Monitora a eficácia das instalações e garante que recomendações apropriadas para mudanças sejam feitas.

Instalação e remoção de sistemas: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.