O modelo global de competências para o mundo digital

Consultoria especializada TECH

Aconselhamento e direcionamento com autoridade, em uma área especializada.

Notas orientativas

A habilidade inclui desenvolver e explorar o conhecimento especializado.

A experiência e o conhecimento especializado podem estar relacionados a uma área específica da tecnologia da informação ou comunicação, trabalho digital, técnicas, metodologias, produtos ou áreas de aplicação.

Também pode incluir a aplicação de conhecimento profissional em outras disciplinas para tópicos de informação e tecnologia. Incluem disciplinas como, entre outras: área jurídica, finanças, relações públicas, comunicações, ética e gestão de recursos humanos.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6

Consultoria especializada: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Consultoria especializada: Nível 4

Oferece aconselhamento detalhado e específico sobre a aplicação de sua especialidade no planejamento e operações da organização. Mantém ativamente o conhecimento em uma ou mais especialidades identificáveis. Reconhece e identifica os limites de seu próprio conhecimento especializado. Colabora com outros especialistas, quando apropriado, para garantir que os aconselhamentos oferecidos sejam adequados às necessidades da organização.

Consultoria especializada: Nível 5

Oferece aconselhamento definitivo e especializado em sua área de atuação. Mantém ativamente conhecimento de nível especializado reconhecido. Supervisiona o aconselhamento especializado por outros. Consolida a experiência de várias fontes, incluindo especialistas terceiros, para fornecer aconselhamento coerente para objetivos organizacionais adicionais. Apoia e promove o desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento especializado dentro da organização.

Consultoria especializada: Nível 6

Fornece liderança organizacional e diretrizes para promover o desenvolvimento e a exploração do conhecimento especializado na organização. Mantém uma rede de especialistas reconhecidos (dentro e/ou fora da organização) que podem fornecer aconselhamento especializado em áreas relevantes. Fornece informações para o planejamento de desenvolvimento profissional em uma parte significativa da organização, para promover o desenvolvimento de conhecimentos apropriados.

Consultoria especializada: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.