O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão financeira FMIT

Apoio ao uso e ao controle efetivo dos recursos financeiros.

Notas orientativas

Essa habilidade geralmente se aplica a funções especializadas de gerenciamento financeiro, não a gerentes responsáveis por seus próprios orçamentos operacionais ou de projetos.

A gestão financeira precisa estar alinhada às estratégias de negócios e às práticas de trabalho em áreas como, entre outras: governança, gerenciamento de riscos, portfólio, gerenciamento de programas e projetos e gerenciamento de ativos.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • gestão financeira, controle e administração de ativos e recursos
  • apoio à tomada de decisão
  • orçamento, previsão e contabilização de recursos financeiros
  • gestão financeira para custos baseados no consumo, como por exemplo serviços baseados em nuvem
  • implementação de práticas de gestão financeira para dar suporte ao trabalho iterativo/ágil
  • desenvolvimento de modelos de custo de componentes, projetos e serviços
  • definição de modelos de cobrança para a prestação de serviços 
  • aplicação de normas e políticas contábeis e garantia da conformidade com os requisitos de governança, legais e regulamentares.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6

Gestão financeira: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão financeira: Nível 4

Monitora e mantém registros financeiros de acordo com os requisitos pré-estabelecidos de conformidade e auditoria. Auxilia na identificação e no cálculo de custos de processos, serviços, projetos e componentes para planejamento financeiro e orçamento. Reúne dados financeiros e relatórios necessários para análise e para facilitar a tomada de decisões.

Gestão financeira: Nível 5

Oferece aconselhamento sobre planejamento financeiro, orçamento, custeio, contabilidade e cobrança usando práticas e padrões contábeis reconhecidos. Desenvolve planos e previsões financeiras. Monitora e gerencia as despesas e examina as áreas onde os orçamentos e as despesas excedem as tolerâncias pré-estabelecidas. Contribui para a definição e funcionamento de um controle financeiro eficaz e de tomada de decisões. Analisa as despesas reais, examina as variações e aconselha sobre as opções de uso do orçamento disponível.

Gestão financeira: Nível 6

Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para gestão financeira com o objetivo de apoiar a execução da estratégia de negócios. Promove a conscientização comercial e impulsiona a adoção e a adesão às políticas e padrões de gestão financeira. Define, negocia, obtém acordos e gerencia todos os orçamentos e metas financeiras, garantindo que haja financiamento adequado. Conduz atividades para analisar o desempenho financeiro e incentiva as melhorias necessárias no uso do orçamento disponível para atender às necessidades reais.

Gestão financeira: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.