O modelo global de competências para o mundo digital

Serviços de atendimento ao cliente CSMG

Gerenciamento e operação das funções de serviço ao cliente ou central de serviços.

Notas orientativas

O atendimento ao cliente pode ser gerenciado e fornecido de várias maneiras, tais como, entre outros: equipes de pessoas em um único local, equipes virtuais de pessoas em vários locais, tecnologia automatizada e bots de serviço.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • gerenciamento de funções e equipes de atendimento ao cliente
  • atuação como um ponto de contato para usuários e clientes
  • resposta aos problemas relatados
  • tratamento de pedidos de informação
  • atuação com solicitações de acesso a aplicativos, sistemas e serviços
  • resposta a solicitações de serviço.

Níveis

Definido nestes níveis: 1 2 3 4 5 6

Serviços de atendimento ao cliente: Nível 1

Recebe e trata os pedidos de serviço, seguindo os procedimentos acordados. Aloca prontamente os chamados conforme pré-estabelecido. Registra incidentes e solicitações de serviço e mantém registros relevantes.

Serviços de atendimento ao cliente: Nível 2

Responde a solicitações comuns de serviço fornecendo informações para permitir o atendimento. Aloca prontamente chamados não resolvidos conforme pré-estabelecido. Mantém registros, informa os usuários sobre o processo e aconselha as pessoas relevantes sobre as ações tomadas.

Serviços de atendimento ao cliente: Nível 3

Atua como ponto de contato das rotinas, recebendo e tratando as solicitações de suporte. Responde a uma ampla variedade de solicitações de serviço de suporte, fornecendo informações para atender a cada solicitação ou permitir a sua resolução. Fornece investigação e diagnóstico de primeira linha e aloca prontamente os problemas não resolvidos conforme pré-estabelecido. Auxilia no desenvolvimento de padrões e os aplica para rastrear, monitorar, relatar, resolver ou escalar problemas. Contribui para a criação da documentação de suporte.

Serviços de atendimento ao cliente: Nível 4

Monitora os canais de entrega de serviços e coleta dados de desempenho. Auxilia na especificação, desenvolvimento, pesquisa e avaliação de padrões de serviço. Aplica esses padrões para resolver ou escalar problemas e fornece instruções técnicas aos membros da equipe.

Serviços de atendimento ao cliente: Nível 5

Atua como responsável pela gestão do dia-a-dia, planejamento de recursos e alocação de trabalho para atender aos níveis de serviço pré-estabelecidos. Especifica, obtém acordos e aplica padrões. Garante que a entrega de serviços seja rastreada e monitorada, métricas e relatórios sejam analisados e problemas sejam resolvidos. Elabora e mantém políticas, normas e procedimentos para as funções de atendimento ao cliente ou central de atendimento. Garante que o catálogo de serviços solicitáveis e suportados esteja completo e atualizado.

Serviços de atendimento ao cliente: Nível 6

Influencia a direção estratégica e assume a responsabilidade por toda a gama de funções de atendimento ao cliente. Define canais de atendimento, níveis de serviço, padrões e o processo de monitoramento do atendimento ao cliente ou equipe de service desk. Defende a cultura de serviço necessária para entregar resultados organizacionais. Orienta o desenvolvimento e implementação de estruturas organizacionais para reclamações, padrões de serviço e acordos operacionais. Assume a responsabilidade pela continuidade dos negócios e pela conformidade jurídica, regulatória e contratual.

Serviços de atendimento ao cliente: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.