O modelo global de competências para o mundo digital

Planejamento e desenvolvimento de ensino TMCR

Projeto e desenvolvimento de recursos para transferência de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e mudança de comportamentos.

Notas orientativas

Inclui design instrucional, desenvolvimento de conteúdo, configuração e teste de ambientes de aprendizagem e uso de tecnologias como áudio, vídeo, simulação e avaliação.

O escopo inclui atividades de aprendizagem e desenvolvimento para o local de trabalho, para todos os níveis de ensino e modelos mistos, como estágios e colocações no trabalho.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • especificação, projeto, criação, empacotamento e armazenamento de materiais e recursos
  • assimilação de informações de fontes existentes
  • seleção e apresentação do material de forma adequada ao propósito e ao público-alvo
  • garantia de credenciamento por terceiros
  • credenciamento de terceiros para um ambiente de aprendizagem simulado, criação de dados simulados, replicação de sistemas externos, interfaces e sistemas de avaliação.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5

Planejamento e desenvolvimento de ensino: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Planejamento e desenvolvimento de ensino: Nível 3

Projeta, cria, desenvolve, personaliza e mantém materiais e recursos de aprendizagem para entregar os resultados acordados e atender aos requisitos de credenciamento conforme apropriado. Contribui para o design, configuração e teste de ambientes de aprendizagem.

Planejamento e desenvolvimento de ensino: Nível 4

Especifica o conteúdo e a estrutura dos materiais de aprendizado e desenvolvimento. Assume a responsabilidade pelo design, criação, empacotamento e manutenção e gerencia o desenvolvimento para entregar os resultados acordados. Sempre que necessário, projeta, configura e testa ambientes de aprendizagem. Garante credenciamentos externos, conforme apropriado.

Planejamento e desenvolvimento de ensino: Nível 5

Especifica soluções para uso em programas de aprendizagem e desenvolvimento no local de trabalho ou em educação obrigatória, complementar ou superior. Comissiona o desenvolvimento de materiais de aprendizagem, aloca recursos para equipes de aprendizagem, define os resultados da aprendizagem. Orienta programas de aprendizagem, recomenda e especifica intervenções de aprendizagem para design, desenvolvimento e implantação de acordo com os resultados de aprendizagem acordados.

Planejamento e desenvolvimento de ensino: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.