O modelo global de competências para o mundo digital

Marketing MKTG

Pesquisa, análise e estímulo a mercados potenciais ou existentes, para produtos e serviços.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • apoio ao desenvolvimento de negócios
  • geração de um fluxo satisfatório de consultas de clientes
  • desenvolvimento e gerenciamento de estratégias de marketing, campanhas e atividades de marketing do dia-a-dia entregues por meio de canais apropriados
  • segmentação de mercado
  • elaboração de abordagens para desenvolver e apoiar a fidelidade do cliente.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Marketing: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Marketing: Nível 2

Coleta e monitora os resultados das atividades de marketing. Auxilia na pesquisa de mercado e coleta de dados, fornecendo relatórios resumidos de suas descobertas. Compreende os princípios básicos de marketing e as ferramentas usadas pela organização para planejar, implementar e monitorar as atividades de marketing.

Marketing: Nível 3

Aproveita materiais de pesquisa de mercado, insights de clientes e funcionários e outras fontes para identificar tendências, necessidades e oportunidades do setor. Seleciona e usa ferramentas de marketing apropriadas para a atribuição alocada. Realiza pesquisas de mercado. Mantém informações relevantes, incluindo lições aprendidas de campanhas anteriores e medidas de eficácia para atividades atuais e anteriores. Contribui para os planos de marketing, identificando e articulando pontos de venda exclusivos e mensagens-chave para o material de marketing. Faz apresentações e comunicações em eventos de marketing.

Marketing: Nível 4

Planeja e conduz pesquisas de mercado para investigar e entender a dinâmica de clientes e concorrentes. Utiliza canais e ferramentas apropriados para se envolver com o público desejado. Utiliza pesquisas e lições aprendidas para informar os planos de marketing. Cria pontos de venda exclusivos e mensagens-chave para material de marketing. Faz uso criativo de elementos relevantes para ambientes digitais e tradicionais e elabora materiais de apoio apropriados. Analisa a eficácia de campanhas e serviços e seu impacto no comportamento do público e nos resultados de negócios. Organiza e participa ativamente em eventos de marketing.

Marketing: Nível 5

Gerencia e monitora pesquisas de mercado, análises e o processo de planejamento de marketing. Concebe e gerencia campanhas de marketing dentro de orçamentos especificados para atender aos objetivos especificados. Presta assessoria na gestão da marca e promoção da reputação corporativa. Desempenha um papel ativo na promoção do engajamento de funcionários e parceiros de negócios. Produz materiais de marketing e eventos de palco. Encontra soluções inovadoras para problemas de marketing. Utiliza a experiência e os dados para fazer recomendações à alta administração. Realiza revisões e emite relatórios sobre a eficácia das abordagens e serviços de marketing e seu impacto nos resultados de negócios.

Marketing: Nível 6

Determina e supervisiona a estratégia geral de marketing para que a organização atinja seus objetivos de negócios. Fornece supervisão de todos os planos de marketing e direciona o processo de planejamento de marketing. Avalia e responde aos principais fatores relacionados à implementação, medição e revisão de campanhas bem-sucedidas. Avalia a capacidade atual e futura necessária para a função de marketing.

Marketing: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.