O modelo global de competências para o mundo digital

Engenharia de ciclo de vida de sistemas e software SLEN

Estabelecimento e implantação de um ambiente para desenvolver, melhorar continuamente e operar com segurança produtos e serviços de software e sistemas.

Notas orientativas

Essa habilidade está associada a abordagens interdisciplinares para desenvolver e operar produtos e serviços de software e sistemas em todo o ciclo de vida. Normalmente, entre outros exclusivamente, identificados com termos como DevOps, DevSecOps, engenharia de confiabilidade do site, engenharia de produtividade do desenvolvedor.

As atividades podem incluir, por exemplo:

  • estabelecimento de princípios e práticas de ciclo de vida de software seguro e confiável
  • desenvolvimento de uma estrutura de suporte de métodos, procedimentos, técnicas, ferramentas e pessoas com as habilidades, conhecimentos e competências necessários
  • implantação e uso deste ambiente com as pessoas e equipes responsáveis ​​por todos os sistemas e engenharia de ciclo de vida de software
  • construção de capacidades repetidas e confiáveis por meio de um processo de teste, feedback, aprendizado e evolução contínua
  • adaptação das práticas de trabalho às necessidades de produtos e serviços específicos
  • definição, controle e melhoria dos processos do ciclo de vida do software
  • construção em gestão de riscos, qualidade, segurança, privacidade e proteção
  • maximização da automatização das atividades
  • estabelecimento de arquitetura de software e princípios de design para permitir os processos de ciclo de vida desejados
  • com foco na missão, valor e clientes
  • estabelecimento de uma cultura de colaboração, aprendizagem, gestão do conhecimento, adaptação e resiliência
  • adoção e integração de estruturas apropriadas da indústria para orientar melhorias:

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Engenharia de ciclo de vida de sistemas e software: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Engenharia de ciclo de vida de sistemas e software: Nível 4

Pede contribuições sobre requisitos para sistemas e práticas de trabalho de ciclo de vida de software e automação.Prepara opções de design para o ambiente de trabalho de métodos, procedimentos, técnicas, ferramentas e pessoas. Seleciona sistemas e práticas de trabalho de ciclo de vida de software para componentes de software e microsserviços. Implanta a automação para obter resultados bem projetados e seguros.

Engenharia de ciclo de vida de sistemas e software: Nível 5

Colabora com os responsáveis ​​pelos sistemas em andamento e pelo gerenciamento do ciclo de vida do software para selecionar, adotar e adaptar as práticas de trabalho. Oferece suporte à implantação do ambiente adequado para as práticas de trabalho do ciclo de vida de sistemas e softwares. Fornece um feedback eficaz para incentivar o desenvolvimento dos indivíduos e equipes responsáveis pelas práticas de trabalho do ciclo de vida de sistemas e softwares. Oferece orientações e faz sugestões para dar suporte à melhoria contínua e a abordagem de aprendizado. Contribui para identificar novos domínios dentro da organização, onde as práticas de trabalho de ciclo de vida de sistemas e softwares podem ser implantadas.

Engenharia de ciclo de vida de sistemas e software: Nível 6

Consegue compromisso organizacional com estratégias para oferecer sistemas e práticas de trabalho de ciclo de vida de software, para alcançar objetivos de negócios. Trabalha com outros para integrar políticas, padrões e técnicas organizacionais, em todo o ciclo de vida de software e sistemas. Desenvolve e implanta o ambiente de trabalho que dá suporte aos sistemas e práticas de ciclo de vida de software, para produtos e serviços estratégicos, grandes e complexos. Conduz atividades para gerenciar riscos associados a sistemas e práticas de trabalho de ciclo de vida de software. Planeja e gerencia a avaliação de sistemas e práticas de trabalho do ciclo de vida do software.

Engenharia de ciclo de vida de sistemas e software: Nível 7

Representa e orienta sistemas e práticas de trabalho de ciclo de vida de software no nível mais alto da organização. Identifica oportunidades de inovação em sistemas e práticas de trabalho de ciclo de vida de software para impulsionar a realização de metas e objetivos organizacionais. Orienta as mudanças culturais e ambientais essenciais e comunica os benefícios a todas as partes interessadas. Supervisiona a qualidade do trabalho realizado e oferece benefícios de negócio mensuráveis.