O modelo global de competências para o mundo digital

Avaliação de competências LEDA

Avaliação de conhecimentos, habilidades, competências e comportamentos por qualquer meio, seja formal ou informal, em relação a estruturas como o SFIA.

Notas orientativas

As avaliações podem ser realizadas em vários contextos tais como, mas não limitadas a: recrutamento, progressão na carreira, planejamento de desenvolvimento profissional ou credenciamento/certificação. 

As atividades podem incluir, entre outros:

  • avaliação e seleção de opções de avaliação
  • adoção ou adaptação de métodos, ferramentas e técnicas de avaliação
  • consideração do contexto da avaliação e como os resultados da avaliação serão usados
  • alinhamento das avaliações com os requisitos éticos, legais e regulamentares. 

Requisitos éticos, legais e regulatórios são necessários para garantir a integridade das avaliações e ao lidar com dados pessoais.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Avaliação de competências: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Avaliação de competências: Nível 3

Realiza avaliações rotineiras de conhecimento, habilidade, competência ou comportamento, usando métodos especificados.

Avaliação de competências: Nível 4

Realiza avaliações rotineiras e não rotineiras de conhecimento, habilidade, competência ou comportamento, usando métodos especificados. Informa e orienta para apoiar a adoção de métodos e ferramentas de avaliação. Modera as avaliações realizadas por outros avaliadores. Revisa e melhora o uso e aplicação de métodos e ferramentas de avaliação.

Avaliação de competências: Nível 5

Informa e orienta sobre a seleção, adoção e adaptação de métodos, ferramentas e técnicas de avaliação. Planeja avaliações com base no contexto da avaliação e como os resultados da avaliação serão usados. Gerencia a execução de avaliações para garantir que elas forneçam os resultados necessários com qualidade aceitável. Monitora e modera as análises realizadas por outros avaliadores. Gerencia revisões dos benefícios e o valor dos métodos e ferramentas de avaliação. Identifica e recomenda melhorias nos métodos e ferramentas de avaliação.

Avaliação de competências: Nível 6

Defende a importância e o valor da avaliação e de métodos, ferramentas e técnicas de avaliação apropriadas. Desenvolve políticas, normas e diretrizes organizacionais para avaliações. Orienta a introdução e uso de metodologias e ferramentas de avaliação. Estabelece uma prática de avaliação e um grupo de avaliadores dentro da organização. Estabelece garantia de qualidade para assegurar a consistência e confiabilidade interna e/ou externa dos resultados da avaliação. Garante a qualidade das avaliações em diferentes grupos de usuários.

Avaliação de competências: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.