O modelo global de competências para o mundo digital

Entrega de ensino ETDL

Transferência de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e mudança de comportamentos usando uma variedade de técnicas, recursos e mídias.

Notas orientativas

A oferta de aprendizado usa uma grande variedade de técnicas, recursos e mídias, incluindo, por exemplo, aprendizado presencial, e-learning, ambientes virtuais on-line, trabalho em campo, projetos, autoavaliação, aprendizado assistido por pares e simulação. 

Normalmente, será usada uma combinação de técnicas que podem incorporar atividades de aprendizagem formal e informal.

A oferta da aprendizagem inclui a promoção de atitudes profissionais para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5

Entrega de ensino: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Entrega de ensino: Nível 2

Realiza uma série de atividades de aprendizagem sob direção, para apoiar a entrega dos objetivos de aprendizagem. Auxilia na preparação de ambientes de aprendizagem. Observa os alunos realizando atividades práticas e de trabalho, fornecendo assistência em dúvidas de rotina e escalando quando necessário.

Entrega de ensino: Nível 3

Oferece atividades de aprendizagem para uma variedade de públicos, usando materiais preparados para atender aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Utiliza diretrizes estabelecidas para a preparação de ambientes. Usa apropriadamente uma variedade de técnicas de entrega de aprendizagem para permitir que os alunos desenvolvam habilidades, capacidades, técnicas e conhecimentos necessários. Observa os alunos realizando atividades práticas e de trabalho. Informa e auxilia, quando necessário. Fornece instruções detalhadas quando necessário e responde a perguntas, buscando aconselhamento em condições excepcionais além da própria experiência.

Entrega de ensino: Nível 4

Prepara e oferece atividades de aprendizagem para uma variedade de públicos, a fim de atender aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Contribui para a concepção e seleção de ambientes adequados. Usa efetivamente uma ampla gama de técnicas de oferta de aprendizagem para permitir que os alunos desenvolvam habilidades, capacidades, técnicas e conhecimentos necessários. Observa e avalia os alunos realizando atividades práticas e de trabalho. Oferece aconselhamento e auxilia os alunos para permitir a entrega dos objetivos de aprendizagem. Adapta a abordagem à oferta de aprendizagem para melhorar a experiência dos alunos. Fornece instruções detalhadas conforme necessário e responde a perguntas detalhadas na própria área de especialização. Desenvolve e atualiza exemplos e materiais de estudo de caso. Adapta os materiais para atender às necessidades dos alunos.

Entrega de ensino: Nível 5

Gerencia a oferta de programas de aprendizagem para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados. Planeja e programa a entrega de atividades de aprendizagem. Orienta o design e a seleção de ambientes apropriados para apoiar e aprimorar a experiência de aprendizagem. Personaliza as atividades de aprendizagem incorporando cenários relevantes e estudos de caso. Oferece atividades de aprendizagem para públicos especializados que exigem a aplicação de princípios técnicos e profissionais avançados a situações imprevisíveis. Avalia e monitora o desempenho das atividades de oferta de aprendizagem. Oferece aconselhamento a outras pessoas nos técnicas e opções de entrega de aprendizagem.

Entrega de ensino: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.