O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão da configuração CFMG

Planejamento, identificação, controle, prestação de contas e auditoria de itens de configuração (ICs) e suas inter-relações.

Notas orientativas

Os itens de configuração (ICs) podem incluir uma ampla variedade de componentes (objetos), entre outros: código-fonte, software, produtos, sistemas, hardware, redes, edifícios, fornecedores, definições de processo e documentos. Um conjunto coerente de ICs forma uma configuração.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • identificação e documentação das características funcionais e físicas dos ICs
  • identificação dos relacionamentos e manutenção da coerência entre os ICs para configurações específicas
  • identificação das configurações associadas, status, versões e outras características dos ICs em momentos distintos
  • controle das alterações nas características dos ICs, registro e relatório do processamento de alterações e o status das implementações
  • controle sistemático das mudanças em uma configuração e manutenção da integridade, coerência e rastreabilidade dessa configuração durante todo o ciclo de vida do projeto, sistema e/ou serviço
  • adesão às normas estabelecidas de segurança e qualidade.
  • verificação e auditoria dos registros de ICs quanto à qualidade dos dados e conformidade com os requisitos internos e externos especificados.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Gestão da configuração: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Gestão da configuração: Nível 2

Aplica ferramentas, técnicas e processos para administrar, rastrear, registrar, relatar e corrigir itens de configuração, componentes e alterações. Auxilia nas auditorias para verificar a precisão das informações e realiza qualquer ação corretiva necessária sob orientação.

Gestão da configuração: Nível 3

Aplica ferramentas, técnicas e processos para rastrear, registrar e corrigir informações relacionadas aos itens de configuração. Verifica e aprova as alterações, garantindo a proteção de ativos e componentes contra alterações não autorizadas, desvios e uso inadequado. Garante que os usuários cumpram os padrões de identificação para tipos de objetos, ambientes, processos, ciclos de vida, documentação, versões, formatos, linhas de base, versões e modelos. Realiza auditorias para verificar a exatidão das informações e realiza qualquer ação corretiva necessária sob orientação.

Gestão da configuração: Nível 4

Propõe e garante concordância de que os itens de configuração (ICs) sejam identificados de forma exclusiva, com convenções de nomenclatura. Implementa processos operacionais para configuração segura, classificação e gerenciamento de ICs e para verificação e auditoria de registros de configuração. Desenvolve, configura e mantém ferramentas (incluindo automação) para identificar, rastrear, registrar e manter informações precisas, completas e atuais. Emite relatórios sobre o status do gerenciamento de configuração. Identifica problemas e questões e recomenda ações corretivas.

Gestão da configuração: Nível 5

Planeja a captura e o gerenciamento de ICs e informações relacionadas. Garante acordos sobre o escopo dos processos de gerenciamento da configuração, os itens de configuração (ICs) e as informações relacionadas a serem controladas. Identifica, avalia e gerencia a adoção de ferramentas, técnicas e processos apropriados (incluindo automação) para o gerenciamento da configuração. Contribui para o desenvolvimento de estratégias, políticas, normas e diretrizes para o gerenciamento da configuração.

Gestão da configuração: Nível 6

Desenvolve estratégias, políticas, normas e diretrizes para o gerenciamento da configuração. Defende a importância e o valor do gerenciamento da configuração e desenvolve novos métodos e recursos organizacionais (incluindo automação) para o gerenciamento da configuração. Fornece recursos para impulsionar a adoção e adesão a políticas e padrões relacionados com o tema. Realiza a medição, monitora a aderência aos padrões e garante a execução consistente do processo em toda a organização.

Gestão da configuração: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.