O modelo global de competências para o mundo digital

Pesquisa de usuário URCH

Identificação de comportamentos, necessidades e motivações dos usuários, usando métodos de pesquisa observacional.

Notas orientativas

Essa habilidade inclui uma gama completa de tarefas do usuário, não apenas tarefas digitais. A habilidade pode ser aplicada em muitos contextos, como, entre outros: experiência do cliente, produtos, serviços, aplicativos, dispositivos, experiência de aprendizado, experiência do colaborador.

A pesquisa do usuário tem um conjunto diferente de responsabilidades em relação à pesquisa acadêmica ou a pedidos de contribuições de requisitos do usuário. A pesquisa do usuário incorpora um envolvimento significativo dos usuários para gerar uma compreensão profunda e descobrir novas oportunidades para sistemas, produtos e serviços. 

As atividades podem incluir, entre outros: 

  • uso da etnografia, técnicas de observação, análise de tarefas e outras metodologias que incorporam o contexto social e tecnológico
  • quantificação de diferentes populações de usuários e suas necessidades
  • identificação de usuários e segmentos-alvo para maximizar as chances de sucesso do design de sistemas, produtos e serviços
  • inclusão de diversos usuários em atividades de pesquisa para capturar a diversidade de comportamentos, necessidades e motivações dos usuários.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Pesquisa de usuário: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Pesquisa de usuário: Nível 3

Aplica métodos padrão para dar suporte a iniciativas de pesquisa de usuários. Envolve-se efetivamente com usuários e representantes de clientes para gerar pesquisas de alta qualidade. Documenta e compartilha os resultados da pesquisa do usuário.

Pesquisa de usuário: Nível 4

Realiza pesquisas generativas para o desenvolvimento de produtos e serviços de sistemas. Planeja as próprias atividades de pesquisa do usuário. Facilita a entrada de usuários e partes interessadas. Coleta e analisa dados de pesquisa do usuário. Oferece suporte à síntese de pesquisas e à criação de insights, relatórios e apresentações. Contribui para a seleção das abordagens de pesquisa do usuário para projetos e iniciativas. Apoia a adoção de abordagens acordadas.

Pesquisa de usuário: Nível 5

Planeja e conduz as atividades de pesquisa do usuário, fornecendo consultoria especializada e orientação para apoiar a adoção de abordagens acordadas. Determina as abordagens a serem usadas para incluir usuários em pesquisas generativas. Conduz a coleta e análise de dados de pesquisa do usuário. Sintetiza pesquisas, desenvolve insights e apresenta conclusões para informar a tomada de decisões e direcionar ações. Contribui para o desenvolvimento de métodos e padrões organizacionais para pesquisa de usuários.

Pesquisa de usuário: Nível 6

Defende o design centrado no usuário e garante o compromisso organizacional com o envolvimento significativo dos usuários na pesquisa. Desenvolve políticas, normas e diretrizes organizacionais para pesquisa de usuários. Desenvolve ou fornece recursos e capacidades organizacionais para facilitar a adoção e exploração da pesquisa do usuário. Colabora com parceiros internos e externos para facilitar a pesquisa eficaz do usuário.

Pesquisa de usuário: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.