O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão do conhecimento KNOW

Gerenciamento dos conhecimentos vitais para criar valor para a organização.

Notas orientativas

A gestão do conhecimento visa melhorar o desempenho, apoiar a tomada de decisões e mitigar riscos. 

As atividades podem incluir, entre outros:

  • captura, compartilhamento, desenvolvimento e exploração sistemática do conhecimento coletivo da organização
  • adaptação de abordagens de gestão do conhecimento
  • desenvolvimento de uma cultura de compartilhamento de conhecimento solidária e colaborativa para impulsionar a adoção bem-sucedida de soluções tecnológicas para a gestão do conhecimento
  • fornecimento de acesso ao conhecimento informal, tácito, bem como ao conhecimento formal, documentado e explícito
  • facilitação da colaboração com comunicações internas e externas
  • estabelecimento e apoio a comunidades de prática
  • captura, organização e desenvolvimento de informações, conhecimentos e histórias de colaboradores, clientes e parceiros externos
  • realização de benchmarking externo.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6 7

Gestão do conhecimento: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Gestão do conhecimento: Nível 2

Mantém um banco de dados de gerenciamento de conhecimento. Aproveita o conhecimento de uma especialidade para capturar e classificar o conteúdo, recebendo aconselhamento de especialistas quando necessário.

Gestão do conhecimento: Nível 3

Mantém sistemas de gerenciamento de conhecimento e conteúdo para atender às necessidades de negócios. Oferece suporte a terceiros para capacitá-los a completar as atividades de gestão do conhecimento e formar hábitos de gestão do conhecimento. Emite relatórios sobre o progresso das atividades de gestão do conhecimento. Configura e desenvolve sistemas e normas de gestão do conhecimento.

Gestão do conhecimento: Nível 4

Organiza ativos de conhecimento e supervisiona o ciclo de vida de identificação, captura, classificação, armazenamento e manutenção de ativos. Facilita o compartilhamento, a colaboração e a comunicação do conhecimento. Monitora o uso e o impacto do conhecimento. Investiga o conteúdo de conhecimento existente para identificar problemas, riscos e oportunidades. Implementa iniciativas específicas de gestão do conhecimento.

Gestão do conhecimento: Nível 5

Desenvolve e implementa processos e comportamentos de gestão do conhecimento. Fornece aconselhamento, orientação e suporte para ajudar as pessoas a adotar e incorporar a gestão do conhecimento. Contribui para a definição de políticas, normas e diretrizes para a gestão do conhecimento. Avalia e seleciona métodos e ferramentas de gestão do conhecimento. Promove tecnologias, processos e comportamentos colaborativos para facilitar o compartilhamento de ideias e conhecimento do trabalho. Compartilha ideias e exemplos de práticas existentes. Implementa a gestão do conhecimento em nível de programa, projeto e equipe.

Gestão do conhecimento: Nível 6

Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para a gestão do conhecimento. Defende e orienta o desenvolvimento de uma abordagem de gestão do conhecimento organizacional. Compartilha diferentes abordagens de compartilhamento de conhecimento seja em comunidades de prática, unidades de negócios e redes. Promove o compartilhamento de conhecimento por meio de processos e sistemas operacionais de negócios. Monitora e avalia iniciativas de compartilhamento de conhecimento. Gerencia revisões dos benefícios e do valor da gestão do conhecimento. Identifica e recomenda melhorias.

Gestão do conhecimento: Nível 7

Desenvolve uma estratégia de gestão do conhecimento em toda a organização e lidera a criação de uma cultura de gestão do conhecimento. Incorpora o gerenciamento de conhecimento em todas as unidades de negócios e desenvolve recursos de gerenciamento de conhecimento estratégico. Reforça a importância do compartilhamento de conhecimento, alinhando objetivos e recompensas individuais e organizacionais. Identifica oportunidades para relacionamentos estratégicos ou parcerias com clientes, fornecedores e parceiros.