O modelo global de competências para o mundo digital

Pesquisa RSCH

Criação sistemática de novos conhecimentos por meio de coleta de dados, inovação, experimentação, avaliação e disseminação.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • determinação dos objetivos da pesquisa e o método pelo qual a pesquisa será conduzida
  • participação ativa em uma comunidade de pesquisadores
  • comunicação formal e informal, através de meios digitais, conferências, jornais, livros e seminários.

A habilidade de Pesquisa definida no SFIA é usada para criar novos conhecimentos, tais como pesquisa e desenvolvimento (P&D) comercial ou instituições acadêmicas.

Por conta de seu nome, pode-se confundir esta habilidade com pesquisa geral e investigação de um tópico de interesse. Na maioria dos casos, a pesquisa geral inclui responsabilidades descritas pelos atributos genéricos do SFIA. Muitas das habilidades profissionais do SFIA também fazem referência à pesquisa ou atividade similar.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Pesquisa: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Pesquisa: Nível 2

De acordo com determinados objetivos de pesquisa, auxilia na seleção e revisão de recursos credíveis e confiáveis. Pesquisa material relevante usando sites e fontes especializadas, lê artigos relevantes para atualizar o conhecimento do campo relevante. Relata os trabalhos realizados e pode contribuir com seções de material de qualidade de publicação. Seleciona, sob orientação, uma coleção pessoal de material relevante.

Pesquisa: Nível 3

De acordo com determinados objetivos de pesquisa, cria e refina ideias apropriadas para pesquisa, a partir de um esboço, incluindo avaliação, desenvolvimento, demonstração e implementação. Aplica métodos padrão para coletar e analisar dados quantitativos e qualitativos. Cria relatórios de pesquisa para comunicar a metodologia de pesquisa e as descobertas e conclusões. Contribui com seções de material de qualidade de publicação. Utiliza os recursos disponíveis para atualizar o conhecimento de qualquer campo relevante e organiza uma coleção pessoal de material. Participa de comunidades de pesquisa.

Pesquisa: Nível 4

Baseia-se em ideias apropriadas e as refina para a avaliação, o desenvolvimento, a demonstração e a implementação da pesquisa. Contribui para objetivos de pesquisa e propostas de financiamento. Coleta e analisa dados qualitativos e quantitativos, conforme necessário. Contribui para os planos de pesquisa e identifica oportunidades apropriadas para publicação e disseminação dos resultados da pesquisa. Contribui ativamente para as comunidades de pesquisa. Apresenta trabalhos em conferências, contribui com seções significativas de materiais com qualidade suficiente para serem publicados e apresenta relatórios aos clientes.

Pesquisa: Nível 5

Concorda com os objetivos e métodos de pesquisa e realiza projetos de pesquisa para gerar ideias originais. Atrai e administra o financiamento externo da pesquisa. Mantém uma forte rede externa dentro da própria área de especialização. Fornece aconselhamento e orientação sobre a realização de pesquisas. Seleciona, adota e adapta ferramentas e técnicas de coleta de dados. Desenvolve, revisa e oferece críticas construtivas em relação às pesquisas e ideias dos outros. Compartilha demonstrações práticas dos resultados da pesquisa. Participa de atividades profissionais fora da própria organização que o(a) emprega. Apresenta trabalhos em conferências significativas, escreve artigos para jornais especializados e apresenta relatórios para as principais partes interessadas.

Pesquisa: Nível 6

Desenvolve a política de pesquisa da organização e supervisiona o trabalho das funções de pesquisa. Promove atividades externamente, atrai e gerencia portfólios significativos de financiamento de pesquisa. Estabelece objetivos de pesquisa e autoriza propostas de pesquisa. Orienta projetos de pesquisa estratégicos e/ou interdisciplinares. Mantém uma forte rede externa que vai além da própria área de especialização imediata. Desempenha um papel de liderança em atividades profissionais fora da própria organização empregadora. Apresenta trabalhos importantes em grandes conferências, escreve artigos para jornais com alto impacto e apresenta relatórios para grandes clientes.

Pesquisa: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.