Gestão de dados DATM
Desenvolvimento e implementação de planos, políticas e práticas que controlem, protejam e otimizem o valor dos ativos de dados.
Notas orientativas
As atividades podem incluir, entre outros:
- gerenciamento de dados e informações em todas as suas formas
- análise de estruturas de informação, incluindo entre outros: análise lógica de taxonomias, dados e metadados
- desenvolvimento de formas inovadoras de gestão dos ativos de informação da organização
- planejamento de políticas e práticas relacionadas a áreas como,entre outros: classificação, armazenamento, segurança, qualidade, compartilhamento, disponibilidade, recuperação, retenção e publicação
- garantia de que os dados sejam armazenados e arquivados adequadamente, de acordo com a legislação relevante
- implementação de práticas de gestão de dados para serviços baseados em nuvem
- aplicação de princípios éticos no tratamento de dados.
Níveis de responsabilidade para esta habilidade
4 | 5 | 6 |
Gestão de dados: Níveis 1-3
Essa habilidade normalmente não é observada ou praticada nesses níveis de responsabilidade e prestação de contas.
Gestão de dados: Nível 4
Desenvolve e implementa processos de gerenciamento de dados mestres para subconjuntos específicos de dados. Avalia a integridade de dados de várias fontes. Fornece aconselhamento sobre a transformação de dados de um formato/meio para outro. Mantém e implementa procedimentos de tratamento de informações. Habilita a disponibilidade, integridade e busca de informações por meio da aplicação de estruturas formais de dados e metadados, além de medidas de proteção.
Gestão de dados: Nível 5
Desenvolve e implementa processos de gerenciamento de dados mestre. Adapta estruturas de gerenciamento de dados e metadados para dar suporte à consistência da recuperação, combinação, análise, reconhecimento de padrões e interpretação de informações em toda a organização. Planeja armazenamento, compartilhamento e publicação de dados eficazes dentro da organização. Valida independentemente informações externas de várias fontes. Avalia questões que podem impedir a organização de fazer o máximo uso de seus ativos de informação. Fornece aconselhamento especializado e orientação para permitir que a organização consiga o máximo valor de seus ativos de dados.
Gestão de dados: Nível 6
Desenvolve uma estratégia geral de gerenciamento de dados mestres que suporta o desenvolvimento e a operação segura de informações e serviços digitais. Desenvolve políticas, normas e diretrizes organizacionais para gestão de dados, alinhados a princípios éticos. Planeja, estabelece e gerencia processos para o acesso regular e consistente a informações externas de várias fontes e para a validação independente dessas informações.
Gestão de dados: Nível 7
Essa habilidade normalmente não é observada ou praticada nesse nível de responsabilidade e prestação de contas.