O modelo global de competências para o mundo digital

Análise da situação do negócio BUSA

Investigação de situações de negócio visando definir recomendações para ações de melhoria.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • planejamento para análise de situação de negócios
  • estabelecimento de uma abordagem investigativa para ser utilizada nessas atividades 
  • envolvimento com as partes interessadas relevantes
  • revisão do contexto estratégico, incluindo a visão, missão, objetivos, estratégia e tática da organização e o ambiente de negócios externo
  • definição dos problemas e análise das respectivas causas
  • identificação de mudanças potenciais para resolver problemas ou aproveitar oportunidades
  • obtenção de acordo sobre as conclusões e recomendações.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Análise da situação do negócio: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Análise da situação do negócio: Nível 3

Investiga situações de negócios diretas para identificar e analisar problemas e oportunidades. Contribui para a recomendação de melhorias. Segue padrões e técnicas acordados para investigar, analisar e documentar situações de negócios. Envolve-se com as partes interessadas sob orientação.

Análise da situação do negócio: Nível 4

Investiga situações de negócios onde há alguma complexidade e ambiguidade. Adota visão holística para identificar e analisar problemas e oportunidades. Contribui para a seleção da abordagem e técnicas a serem utilizadas para a análise da situação do negócio. Envolve-se e colabora com as partes interessadas operacionais. Conduz análise de causa raiz e identifica recomendações para melhorias.

Análise da situação do negócio: Nível 5

Planeja, gerencia e investiga a análise da situação de negócios onde há ambiguidade e complexidade significativas. Garante uma visão holística adotada para identificar e analisar problemas e oportunidades abrangentes. Informa sobre a abordagem e as técnicas a serem utilizadas para a análise da situação do negócio. Envolve-se e colabora com uma ampla gama de partes interessadas, incluindo aquelas de nível gerencial. Consegue o acordo das partes interessadas para conclusões e recomendações. Contribui para a definição de padrões organizacionais e diretrizes para análise da situação empresarial.

Análise da situação do negócio: Nível 6

Inicia e orienta a análise da situação de negócios onde há extensa ambiguidade, complexidade e impactos potencialmente significativos na organização. Estabelece e promove a necessidade de análise holística da situação do negócio, antes do início do programa de mudança. Envolve-se com as partes interessadas em nível executivo e aconselha sobre as iniciativas de mudança recomendadas. Define políticas organizacionais, padrões e técnicas para a análise da situação dos negócios.

Análise da situação do negócio: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.