O modelo global de competências para o mundo digital

Garantia da qualidade QUAS

Garantia, por meio de avaliações e revisões contínuas e periódicas, de que os objetivos de qualidade da organização estejam sendo atendidos.

Notas orientativas

A garantia de qualidade fornece confiança às partes interessadas internas e externas de que os requisitos de qualidade serão atendidos.

A garantia de qualidade pode estar relacionada a qualquer área em que os padrões de qualidade sejam aplicados, tais como, mas não limitado a: produtos, dados, serviços e processos de negócios.

Resultados e relatórios de garantia de qualidade podem fornecer evidências e recomendações para programas de melhoria de qualidade. 

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Garantia da qualidade: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Garantia da qualidade: Nível 3

Contribui para a coleta de evidências e a realização de auditorias formais ou revisões de atividades. Examina registros em busca de evidências de que testes apropriados e outras atividades de controle de qualidade. Determina o cumprimento das diretrizes, normas e procedimentos organizacionais e identifica não conformidades e ocorrências anormais.

Garantia da qualidade: Nível 4

Planeja, organiza e conduz a atividade de avaliação e determina se o controle de qualidade apropriado foi aplicado. Conduz avaliações ou revisões formais para determinadas áreas de domínio, fornecedores ou partes da cadeia de suprimentos. Agrupa, coleta e examina registros, analisa as evidências e elabora todos ou parte dos relatórios formais de conformidade. Determina os riscos associados às constatações e não conformidades e propõe ações corretivas. Fornece aconselhamento e orientação no uso de padrões organizacionais.

Garantia da qualidade: Nível 5

Planeja, organiza e realiza revisões e avaliações formais de áreas de domínios complexos, áreas multifuncionais e em toda a cadeia de suprimentos. Avalia, estima e identifica falhas de conformidade com os padrões organizacionais e determina as razões subjacentes dessas falhas. Prepara e relata os resultados da avaliação e os riscos associados. Garante que os proprietários apropriados para as ações corretivas sejam identificados. Identifica oportunidades para aprimorar os mecanismos de controle organizacional. Supervisiona as atividades de garantia de terceiros, com assessoria e expertise para apoiar as atividades de garantia.

Garantia da qualidade: Nível 6

Orienta, desenvolve e é responsável por uma abordagem organizacional e compromisso com a garantia de qualidade. Garante que os processos e atividades de garantia de qualidade sejam robustos e confiáveis, e adequadamente adaptados aos objetivos de qualidade da organização. Planeja recursos e atividades de garantia de qualidade organizacional, usando recursos internos ou de terceiros. Considera as implicações da tecnologia emergente, abordagens, tendências, regulamentos e legislação. Monitora e reporta atividades de garantia de qualidade, níveis de conformidade e oportunidades de melhoria.

Garantia da qualidade: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.