O modelo global de competências para o mundo digital

Facilitação organizacional OFCL

Apoio a grupos para implementar princípios e práticas de trabalho eficaz em equipe, através dos limites organizacionais e especialidades profissionais.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • desenvolvimento e implementação de princípios e práticas de equipe para tomada de decisão, priorização, resolução de problemas
  • auxílio às equipes na adoção de práticas e comportamentos de trabalho novos/contemporâneos, incluindo, entre outros: metodologias ágeis específicas, processos, ferramentas e cerimônias
  • auxílio às equipes no planejamento e priorização de sua carga de trabalho com base em sua capacidade e histórico de trabalho
  • remoção de barreiras ou impedimentos para que as equipes alcancem sua missão e objetivos
  • orientação e sugestões para apoio aos membros da equipe em autogestão e trabalho multifuncional
  • revisão da eficácia da equipe - identificando o que correu bem, o que poderia ser melhorado e pode ser adicionado ou removido de suas práticas de trabalho.

Os grupos de trabalho podem estar focados na gestão de projetos, produtos ou processos, ou talvez em problemas ou entregas específicas.

Ferramentas e técnicas de facilitação fazem parte da aplicação dessa habilidade, mas não são suficientes. Esta habilidade descreve um conjunto mais amplo de responsabilidades.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6

Facilitação organizacional: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Facilitação organizacional: Nível 4

Facilita uma série de atividades ou oficinas em grupo nas situações de complexidade, ambiguidade e em situações com necessidades concorrentes das partes interessadas. Cria uma sequência estruturada de reuniões, eventos ou oficinas para resolver problemas complexos. Entende os desfechos e resultados necessários das equipes, facilitando sua entrega. Ajuda a melhorar os processos e o desempenho da equipe em oficinas, reuniões, eventos ou oficinas.

Facilitação organizacional: Nível 5

Atua como facilitador em grupos de trabalho para entregar metas e resultados definidos. Oferece suporte, orientações e sugestões para que os grupos de trabalho e equipes aprendam a resolver problemas de forma colaborativa e melhorar seu desempenho. Cria responsabilidades compartilhadas e acordos sustentáveis ​​com a equipe. Implementa e melhora os princípios, práticas, processos e cerimônias acordados da equipe. Reconhece os pontos fortes e as restrições da dinâmica da equipe e atua de acordo.

Facilitação organizacional: Nível 6

Facilita o alcance dos objetivos e resultados organizacionais para equipes de liderança de diferentes funções. Cria processos repetidos, sistemáticos ou ad hoc, para a tomada de decisões, a priorização e a resolução de problemas no mais alto nível. Guia as equipes de liderança no desenvolvimento de responsabilidades compartilhadas e na tomada de decisões que propiciem acordos sustentáveis. Faz perguntas e promove a conscientização do desempenho da equipe de liderança. Dá sugestões para incentivar as equipes a aprenderem e melhorarem sua forma de trabalho em conjunto. Defende o desenvolvimento de grupos de trabalho auto-organizados na organização inteira.

Facilitação organizacional: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.