O modelo global de competências para o mundo digital

Planejamento estratégico ITSP

Criação e manutenção de uma estratégia para alinhar ações, planos e recursos organizacionais aos objetivos de negócios.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • iteração e revisão de planos estratégicos 
  • desenvolvimento de planos para impulsionar e executar a estratégia
  • trabalho conjunto com as partes interessadas para comunicar e incorporar a gestão estratégica por meio de objetivos, responsabilidades e monitoramento do progresso.

Níveis

Definido nestes níveis: 5 6 7

Planejamento estratégico: Níveis 1-4

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Planejamento estratégico: Nível 5

Reúne informações e cria relatórios e insights para apoiar os processos de gerenciamento de estratégia. Garante que todas as partes interessadas estejam cientes da abordagem e dos cronogramas de gestão estratégica. Fornece conselhos e orientações para ajudar as partes observadas a acatar a abordagem. Desenvolve e comunica planos para impulsionar a estratégia e o planejamento da mudança relacionado. Contribui para o desenvolvimento de políticas, normas e diretrizes para o desenvolvimento e planejamento das estratégias.

Planejamento estratégico: Nível 6

Define políticas, normas e diretrizes sobre como a organização conduz o desenvolvimento e o planejamento da estratégia. Orienta e gerencia a criação ou revisão de uma estratégia que atenda aos requisitos do negócio. Desenvolve, comunica, implementa e analisa os processos que integram a gestão estratégica na gestão operacional da organização.

Planejamento estratégico: Nível 7

Orienta a definição, implementação e comunicação da estrutura de gestão estratégica da organização. Orienta a criação e revisão de uma estratégia e planeja o apoio aos requisitos estratégicos do negócio.