O modelo global de competências para o mundo digital

Recrutamento e seleção RESC

Aquisição, implantação e integração de recursos.

Notas orientativas

Os recursos incluem, por exemplo, colaboradores assalariados, colaboradores temporários, consultores e prestadores autônomos. O fornecimento de recursos pode ser efetuado para departamentos, equipes, projetos ou funções individuais.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • recrutamento, seleção, implantação, admissão e transição de recursos
  • avaliação de candidatos através de métodos como, por exemplo, entrevistas, centros de avaliação, análise de CV/currículo, testes, exercícios
  • garantia que a atividade de sourcing esteja em conformidade com regulamentos estatutários ou externos relevantes e códigos de boas práticas
  • Medição da eficácia das abordagens de sourcing usando métodos como, entre outros: análise de retenção, avaliação de mídia e fornecedores, satisfação do cliente e validação de métodos de seleção.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Recrutamento e seleção: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Recrutamento e seleção: Nível 3

Apoia os gerentes e as equipes nas atividades de recursos e recrutamento. Utiliza soluções recomendadas para planejamento, programação e rastreamento de atividades de recursos. Fornece orientação sobre gerenciamento de recursos e software de recrutamento, procedimentos, processos, ferramentas e técnicas.

Recrutamento e seleção: Nível 4

Facilita e apoia a execução de atividades de recursos em colaboração com gerentes e equipes. Analisa solicitações de recursos para determinar tarefas, habilidades e esforços necessários. Disponibiliza e comunica posições de trabalho em aberto, interna e externamente. Conduz entrevistas e avaliações em um formato e estrutura planejados. Implementa habilidades de correspondência de alocação de recursos internos para tarefas. Contribui para a transição de recursos, cumprindo regulamentos estatutários ou externos relevantes e códigos de prática.

Recrutamento e seleção: Nível 5

Planeja e gerencia a aquisição e implantação de recursos, para atender necessidades específicas e demandas contínuas. Define e gerencia a implantação de ferramentas e processos de recursos. Informa sobre as opções disponíveis e personaliza a abordagem de recursos para atender aos requisitos. Cumpre as normas, regulamentos estatutários ou externos e os códigos de prática, garantindo a conformidade. Mede a eficácia dos processos de recursos e implementa melhorias.

Recrutamento e seleção: Nível 6

Define a abordagem para o planejamento dos recursos para uma parte significativa da organização, em linha com os planos da força de trabalho e objetivos estratégicos de negócios. Comunica a abordagem de planejamento de recursos e obtém o compromisso organizacional. Informa sobre normas, regulamentos estatutários ou externos e códigos de prática, garantindo a conformidade. Mantém uma forte rede externa e uma estrutura de fornecedores para dar apoio aos recursos de recrutamento e aquisição. Orienta o desenvolvimento de planos e do orçamento para garantir que a organização possui os recursos com as habilidades adequadas para cumprir os objetivos e compromissos organizacionais. Analisa continuamente a eficácia e o sucesso dos processos de gestão de recursos.

Recrutamento e seleção: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.