O modelo global de competências para o mundo digital

Design da experiência do usuário HCEV

Produção de conceitos de design e protótipos para interações com o usuário e experiências com um produto, sistema ou serviço.

Notas orientativas

Essa habilidade inclui uma gama completa de tarefas do usuário, não apenas tarefas digitais. A habilidade pode ser aplicada em muitos contextos, como, entre outros: experiência do cliente, produtos, serviços, aplicativos, dispositivos, experiência de aprendizado, experiência do colaborador.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • entendimento e abordagem dos objetivos de design, usabilidade e requisitos de acessibilidade
  • uso de um processo de design iterativo para aumentar a satisfação do usuário, melhorando a usabilidade e a acessibilidade 
  • planejamento de tarefas, interações e interfaces digitais e offline
  • refinamento de designs em resposta à avaliação da experiência do usuário 
  • comunicação do projeto aos responsáveis ​​pelo projeto, desenvolvimento e implementação de produtos, sistemas e serviços
  • criação, esboço, criação de storyboards e protótipos de wireframes ou protótipos dinâmicos
  • desenvolvimento de design alternativo e avaliação de vantagens, desvantagens, restrições e trade-offs.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Design da experiência do usuário: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Design da experiência do usuário: Nível 3

Aplica técnicas e ferramentas padrão para projetar interações e experiências do usuário com componentes de sistema, produto ou serviço. Analisa os objetivos de design e os requisitos de usabilidade e acessibilidade acordados. Cria protótipos viáveis. Auxilia, como parte de uma equipe, no design geral da experiência do usuário. Auxilia na avaliação de opções de design e trade-offs. Aplica consistentemente as diretrizes de design visual e branding.

Design da experiência do usuário: Nível 4

Seleciona ferramentas, métodos e padrões de design apropriados para projetar interações do usuário e experiências de um produto, sistema ou serviço. Traduz conceitos em resultados e protótipos e captura o feedback do usuário para melhorar os designs. Avalia opções alternativas de projeto e emite recomendações levando em consideração os requisitos de desempenho, usabilidade e acessibilidade. Interpreta e segue as diretrizes de design visual e branding para criar uma experiência de usuário consistente e impactante.

Design da experiência do usuário: Nível 5

Planeja e conduz atividades de design de experiência do usuário (UX), fornecendo consultoria especializada e orientação para apoiar a adoção de abordagens acordadas. Determina as abordagens a serem usadas para projetar a experiência do usuário. Usa abordagens iterativas para incorporar rapidamente o feedback do usuário em projetos. Integra o design visual e a marca necessários nas atividades de design da experiência do usuário.

Design da experiência do usuário: Nível 6

Obtém compromisso organizacional com as estratégias para fornecer a experiência do usuário, usabilidade, acessibilidade e segurança necessárias. Define políticas organizacionais, padrões e técnicas de design de experiência do usuário. Planeja e conduz atividades de design de experiência do usuário em programas estratégicos, grandes e complexos.

Design da experiência do usuário: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.