O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão da capacidade CPMG

Garantia de que os componentes de serviços tenham capacidade e desempenho para atender às necessidades de negócio atuais e futuras.

Notas orientativas

Os componentes de serviço incluem, entre outros: hardware, software, recursos de rede e software/infraestrutura como serviço.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • planejamento, projeto e gerenciamento da capacidade, desempenho, funcionalidade e sustentabilidade dos componentes de serviço para atender às necessidades de negócios
  • modelagem das mudanças de longo prazo e variações de curto prazo, no nível de capacidade necessário para executar o serviço
  • implementação de práticas de gestão da capacidade para dar suporte a serviços baseados em nuvem
  • implantação de técnicas para controlar a demanda e adicionar/reduzir capacidade de maneira econômica e oportuna para atender às mudanças na demanda.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6

Gestão da capacidade: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão da capacidade: Nível 4

Monitora a capacidade dos componentes de serviço e inicia ações para resolver quaisquer deficiências, de acordo com procedimentos acordados. Aplica técnicas para controlar a demanda sobre um determinado recurso ou serviço. Contribui para a modelagem e planejamento de capacidade. Suporta o design da capacidade dos componentes de serviço.

Gestão da capacidade: Nível 5

Gerencia as atividades de modelagem e previsão de capacidade. Revisa proativamente as informações em conjunto com os acordos de nível de serviço para identificar quaisquer problemas de capacidade e especifica as alterações necessárias. Fornece aconselhamento para apoiar o design de componentes de serviço, incluindo o design de capacidade flexível e escalável. Trabalha com representantes de empresas para acordar e implementar modificações de curto e médio prazo na capacidade. Elabora e mantém padrões e procedimentos para gerenciamento de capacidade de componentes de serviço. Garante a correta implementação de normas e procedimentos.

Gestão da capacidade: Nível 6

Conduz o desenvolvimento e a implementação de políticas e estratégias para gerenciamento de capacidade e desempenho, para atender às necessidades de negócios. Conduz a modelagem e a previsão de capacidade ao longo do ciclo de planejamento ou orçamento da organização. Garante que as políticas e padrões de gerenciamento de capacidade sejam adequados, atuais e implementados corretamente. Analisa novas propostas de negócios e fornece consultoria especializada em questões de capacidade.

Gestão da capacidade: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.