O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de projetos PRMG

Entrega de resultados pré-estabelecidos dos projetos utilizando técnicas de gestão apropriadas, colaboração, liderança e governança.

Notas orientativas

Essa habilidade é aplicável a quaisquer técnicas de gestão de projetos e ciclos de vida que podem estar em uma transição contínua de abordagens preditivas (dirigidas a planos) a abordagens adaptativas (iterativas/ágeis).

As atividades podem incluir, entre outros:

  • seleção de técnicas e modelos de ciclo de vida com base no contexto do projeto 
  • estabelecimento de estruturas de equipe e um ambiente de trabalho colaborativo
  • comunicação com as partes interessadas e manutenção do foco nas necessidades e prioridades do negócio
  • uso de técnicas visuais para rastreamento e relatórios de projetos 
  • timeboxing e entregas incrementais 
  • definição de entregas, marcos e dependências
  • aplicação de processos de controle de mudanças e gerenciamento de riscos
  • aquisição dos recursos e habilidades necessárias
  • concordância com restrições de custo, prazos e qualidade
  • revisão de experiências e aprendizado com projetos atuais e anteriores
  • garantia de que os projetos sejam formalmente encerrados e revisados.

Uma compreensão do tamanho e da complexidade do projeto é útil ao aplicar a habilidade de gestão de projetos. Os fatores típicos que influenciam a complexidade de um projeto são a complexidade de recursos, escala de impacto organizacional, uso de novas tecnologias, número de interdependências, estabilidade de requisitos, implicações de negócios e riscos.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Gestão de projetos: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão de projetos: Nível 4

Define, documenta e executa pequenos projetos ou subprojetos. Trabalha sozinho ou com uma pequena equipe participando ativamente de todas as fases do projeto. Aplica métodos e ferramentas de gerenciamento de projetos apropriados. Identifica, avalia e gerencia os riscos de forma eficaz. Acorda a abordagem do projeto com as partes interessadas e prepara planos de projeto realistas (incluindo escopo, cronograma, qualidade, riscos e planos de comunicação). Monitora as atividades em relação ao cronograma do projeto, gerenciando o envolvimento das partes interessadas conforme apropriado. Monitora custos, tempos, qualidade e recursos utilizados, atua onde estes excedem as tolerâncias acordadas.

Gestão de projetos: Nível 5

Assume total responsabilidade pela definição, abordagem, facilitação e conclusão satisfatória de projetos de médio porte. Gerencia o processo de controle de mudanças e avalia e gerencia os riscos. Garante que planos realistas do projeto sejam mantidos e fornece comunicação regular e precisa às partes interessadas. Adota métodos e ferramentas de gerenciamento de projetos apropriados. Garante que as revisões de qualidade do projeto e do produto ocorram dentro do cronograma e de acordo com os procedimentos. Garante que as entregas do projeto sejam concluídas dentro dos custos, prazos e orçamentos de recursos acordados e sejam formalmente aceitas pelas partes interessadas apropriadas. Monitora custos, tempos, qualidade e recursos utilizados e atua onde o desempenho se desvia das tolerâncias acordadas.

Gestão de projetos: Nível 6

Assume total responsabilidade pela definição, documentação e conclusão bem-sucedida de projetos complexos. Adota e adapta métodos e ferramentas de gestão de projetos. Garante que processos eficazes de monitoramento e controle do projeto, controle de mudanças, gerenciamento de riscos e processos de teste sejam empregados e mantidos. Monitora e controla recursos, receitas e despesas de capital em relação ao orçamento do projeto. Gerencia as expectativas das principais partes interessadas do projeto.

Gestão de projetos: Nível 7

Define a estratégia organizacional que rege a direção e a gestão de projetos, incluindo a seleção e aplicação de metodologias. Autoriza a gestão de projetos de grande porte. Orienta atividades de planejamento, programação, controle e relatórios de projetos para projetos estratégicos, de alto impacto e alto risco. Orienta a abordagem de gerenciamento de riscos para projetos e garante que os riscos e problemas sejam gerenciados de acordo com as políticas.